Sobre a Revista

A Revista Mundos do Trabalho (e-ISSN: 1984-9222) é uma publicação digital da Associação Nacional de História do Trabalho - "GT Mundos do Trabalho/ANPUH". Tem por objetivo a divulgação da produção acadêmica brasileira e internacional da área de História Social do Trabalho.

A revista adota a publicação contínua desde 2019. O tempo médio entre o início do processo de submissão e a publicação é de oito semanas. Possui avaliação provisória A3 na Área de História do sistema brasileiro de avaliação de periódicos Qualis/CAPES. Seu conteúdo está catalogado em diversos indexadores de metadados, buscadores, bibliotecas virtuais, repositórios e serviços de preservação de conteúdo digital (confira aqui).

A revista recebe artigos em fluxo contínuo para seção livre e artigos para dossiês temáticos, além de resenhas, entrevistas, comentários sobre fontes primárias inéditas, debates e conferências, em português (Brasil), espanhol ou inglês. As submissões são examinadas pela Equipe Editorial e avaliadas por pareceristas externos. A titulação mínima exigida para a submissão de artigos é a de doutor. Excepcionalmente e a critério da Equipe Editorial, manuscritos excelentes podem ser submetidos por autores com grau acadêmico inferior.

A revista não cobra taxas e o conteúdo é disponibilizado em Acesso Livre.

Mundos do Trabalho recebe o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a hospedagem de seus serviços no Portal de Periódicos UFSC. A revista é financiada pelos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Notícias

Chamada de artigos - dossiê temático “O PCB e os mundos do trabalho”, organizado por Edilene Toledo (Unifesp) e Paulo Fontes (UFRJ).

2021-11-23

Mundos do Trabalho comunica chamada pública de artigos para o dossiê: “O PCB e os mundos do trabalho”, organizado por Edilene Toledo (Unifesp) e Paulo Fontes (UFRJ). O dossiê será publicado no volume 14 em 2022. Submeta sua contribuição original em português, inglês ou espanhol. O prazo limite é 1º de maio de 2022.

No aniversário de 100 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB) esse dossiê está aberto para artigos que analisem as complexas relações entre a longeva e tumultuada trajetória do partido e a experiência da classe trabalhadora brasileira. Ao longo do século XX, o PCB foi um ator fundamental no mundo da política dos(as) trabalhadores(as) e em suas dinâmicas organizativas, tanto no campo, quanto nas cidades. Para além das disputas internas e ideológicas entre as lideranças partidárias, esse dossiê está interessado em pesquisas originais que enfatizem uma perspectiva a partir de baixo, destacando a atuação dos(as) trabalhadores(as) comunistas nos locais de trabalho, nos sindicatos, em associações de bairros, nos movimentos sociais, nas comunidades de trabalhadores e na vida política e eleitoral em geral. Também são bem-vindas análises que problematizem, em uma perspectiva histórica, as relações e debates realizados pelos comunistas em temas como classe, gênero, raça, origem regional, gerações, cultura, entre outros. A imprensa operária e as dinâmicas estabelecidas pelo PCB com outras correntes políticas atuantes no movimento dos trabalhadores também são de interesse deste dossiê, bem como suas relações com as classes dominantes e o Estado. Serão também consideradas propostas que analisem o PCB e os mundos do trabalho em suas dimensões transnacionais e comparativas.

Saiba mais sobre Chamada de artigos - dossiê temático “O PCB e os mundos do trabalho”, organizado por Edilene Toledo (Unifesp) e Paulo Fontes (UFRJ).

Edição Atual

v. 13 (2021)
					Visualizar v. 13 (2021)
Publicado: 2021-01-13

Artigos

Ver Todas as Edições