Três concepções éticas e suas influências na educação

Autores

  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

 

Este artigo focaliza três diferentes concepções éticas, cujas influências na educacão tem sido consideravelmente sentidas pelos educadores, mas ainda não  suficientemente discutidas. A primeira, denominada Concepção Céptica, tem  raízes no relativismo pirrônico e é retomada atualmente por autores como Maffesoli. A segunda, denominada Concepção Universalista Dogmática, este baseada nas idéias de Platão e Kant sobre como guiar as ações humanas na direção do Bem, visto como valor ético transcendental. A Ultima, denominada Concepcão Relacional, busca apontar as razões pelas quais os procedimentos argumentativos são capazes de contribuir para a construção e justificação (abordagem de Perelman) ou particularmente para a justificação (abordagem de Habermas) das normas éticas.

Biografia do Autor

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química (1982) e licenciatura em Química (1984), ambos pela UERJ; mestrado em Educação pela Fund. Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Oliveira, R. J. (2000). Três concepções éticas e suas influências na educação. Perspectiva, 18(34), 125–141. https://doi.org/10.5007/%x