Três concepções éticas e suas influências na educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo focaliza três diferentes concepções éticas, cujas influências na educacão tem sido consideravelmente sentidas pelos educadores, mas ainda não suficientemente discutidas. A primeira, denominada Concepção Céptica, tem raízes no relativismo pirrônico e é retomada atualmente por autores como Maffesoli. A segunda, denominada Concepção Universalista Dogmática, este baseada nas idéias de Platão e Kant sobre como guiar as ações humanas na direção do Bem, visto como valor ético transcendental. A Ultima, denominada Concepcão Relacional, busca apontar as razões pelas quais os procedimentos argumentativos são capazes de contribuir para a construção e justificação (abordagem de Perelman) ou particularmente para a justificação (abordagem de Habermas) das normas éticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.