Filosofia regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia ?

Autores

  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho pretende trazer algumas contribuições para a discussão acerca de certas orientações seguidas pelos livros didáticos bem como para o resgate da filosofia como constructo humano forjado no âmbito da argumentação. A partir de uma pesquisa realizada com vinte livros didáticos de filosofia, são inicialmente feitas algumas considerações sobre duas orientações típicas: a abordagem por eixos temáticos e a abordagem por autores. Depois, com base em Chaim Perelman, faz-se um contraponto (filosofia regressiva) aos sistemas filosóficos dogmáticos. Em seguida, a discussão é remetida novamente para o âmbito do ensino de filosofia, vislumbrando-se a perspectiva de torná-lo mais atraente ou mais factível para persuadir um determinado auditório, no caso constituído pelos alunos de ensino médio.

Biografia do Autor

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química (1982) e licenciatura em Química (1984), ambos pela UERJ; mestrado em Educação pela Fund. Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Oliveira, R. J. (2001). Filosofia regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia ?. Perspectiva, 19(2), 425–441. https://doi.org/10.5007/%x