Filosofia regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia ?

Autor/innen

  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

O presente trabalho pretende trazer algumas contribuições para a discussão acerca de certas orientações seguidas pelos livros didáticos bem como para o resgate da filosofia como constructo humano forjado no âmbito da argumentação. A partir de uma pesquisa realizada com vinte livros didáticos de filosofia, são inicialmente feitas algumas considerações sobre duas orientações típicas: a abordagem por eixos temáticos e a abordagem por autores. Depois, com base em Chaim Perelman, faz-se um contraponto (filosofia regressiva) aos sistemas filosóficos dogmáticos. Em seguida, a discussão é remetida novamente para o âmbito do ensino de filosofia, vislumbrando-se a perspectiva de torná-lo mais atraente ou mais factível para persuadir um determinado auditório, no caso constituído pelos alunos de ensino médio.

Autor/innen-Biografie

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química (1982) e licenciatura em Química (1984), ambos pela UERJ; mestrado em Educação pela Fund. Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

Veröffentlicht

2001-01-01

Zitationsvorschlag

Oliveira, R. J. (2001). Filosofia regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia ?. Perspectiva, 19(2), 425–441. https://doi.org/10.5007/%x