Filosofia regressiva: uma alternativa para o ensino de filosofia ?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
Este trabajo pretende traer algunos aportes para la discusión acerca de ciertas orientaciones seguidas por los libros didácticos así como el rescate de la filosofia como construcción humana forjada en el ámbito de la argumentación. A partir de una investigación realizada con veinte libros didácticos de filosofia, son hechas inicialmente algunas consideraciones sobre dos orientaciones típicas: el enfoque por ejes temáticos y el enfoque por autores. Después, basado en Chaim Perelman, hacemos una contraposición (filosofia regresiva) a los sistemas filosóficos dogmáticos. Enseguida, la discusión de nuevo es remitida al ámbito de la enseñanza de la filosofia, vislumbrándose la perspectiva de hacerla más atraente o más factible para persuadir una determinada audiencia, en este caso constituida por los alumnos de la enseñanza media.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
