Ética e humanização do homem: desafios para uma educação pluralista
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo focaliza três diferentes concepções éticas e suasinfluências sobre a formação do homem. Primeiramente, discutimos asprincipais transformações culturais, políticas e filosóficas que caracteri-zaram o pensamento ocidental desde o advento da modernidade (emmeados do século XVI) até o desenvolvimento das idéias que culminaramna construção do sistema ético iluminista. Em seguida, analisamos avisão estética que Maffesoli tem da ética contemporânea e as críticasque faz às normas éticas universais propostas pelo Iluminismo. Por fim,com base na teoria da argumentação de Perelman, apontamos limita-ções relacionadas às concepções éticas anteriormente discutidas, vi-sando propiciar aos educadores alternativas para superar tanto as nor-mas éticas dogmáticas quanto o relativismo axiológico, cujas contribui-ções para a humanização do homem têm sido bastante negativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.