Ética e humanização do homem: desafios para uma educação pluralista

Renato José Oliveira

Resumo


Este artigo focaliza três diferentes concepções éticas e suasinfluências sobre a formação do homem. Primeiramente, discutimos asprincipais transformações culturais, políticas e filosóficas que caracteri-zaram o pensamento ocidental desde o advento da modernidade (emmeados do século XVI) até o desenvolvimento das idéias que culminaramna construção do sistema ético iluminista. Em seguida, analisamos avisão estética que Maffesoli tem da ética contemporânea e as críticasque faz às normas éticas universais propostas pelo Iluminismo. Por fim,com base na teoria da argumentação de Perelman, apontamos limita-ções relacionadas às concepções éticas anteriormente discutidas, vi-sando propiciar aos educadores alternativas para superar tanto as nor-mas éticas dogmáticas quanto o relativismo axiológico, cujas contribui-ções para a humanização do homem têm sido bastante negativas.


Palavras-chave


Ética; Argumentação; Pluralismo.

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1998 Renato José Oliveira

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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