Ética e humanização do homem: desafios para uma educação pluralista

Autores

  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo focaliza três diferentes concepções éticas e suasinfluências sobre a formação do homem. Primeiramente, discutimos asprincipais transformações culturais, políticas e filosóficas que caracteri-zaram o pensamento ocidental desde o advento da modernidade (emmeados do século XVI) até o desenvolvimento das idéias que culminaramna construção do sistema ético iluminista. Em seguida, analisamos avisão estética que Maffesoli tem da ética contemporânea e as críticasque faz às normas éticas universais propostas pelo Iluminismo. Por fim,com base na teoria da argumentação de Perelman, apontamos limita-ções relacionadas às concepções éticas anteriormente discutidas, vi-sando propiciar aos educadores alternativas para superar tanto as nor-mas éticas dogmáticas quanto o relativismo axiológico, cujas contribui-ções para a humanização do homem têm sido bastante negativas.

Biografia do Autor

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química (1982) e licenciatura em Química (1984), ambos pela UERJ; mestrado em Educação pela Fund. Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

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Publicado

1998-01-01

Como Citar

Oliveira, R. J. (1998). Ética e humanização do homem: desafios para uma educação pluralista. Perspectiva, 16(29), 153–174. https://doi.org/10.5007/%x