Por uma educação para si: algumas reflexões sobre o trabalho pedagógico

Michelle de Freitas Bissoli

Resumo


Este artigo tem por objetivo refl etir sobre os elementos que confi guram o que convencionamos denominar uma educação para-si. Aponta a importância de um trabalho pedagógico intencional e sistematizado, capaz de contribuir para o desenvolvimento amplo da criança da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo alguns princípios fundamentais à atividade docente. A partir da perspectiva Histórico-Cultural, para a qual o desenvolvimento humano é resultado do processo educativo que se confi gura nas relações sociais, refl ete sobre as especifi cidades da educação escolar, buscando elucidar como a educação para-si transita entre os âmbitos cotidiano e não cotidiano da atividade social.


Palavras-chave


Educação para si; Trabalho Pedagógico; Teoria Histórico-Cultural; Education for Oneself; Pedagogic Work; Historical-Cultural Theory; Educación para sí; Trabajo pedagógico; Teoría histórico-cultural

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Michelle de Freitas Bissoli

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.