Interações e desenvolvimento da fala na abordagem histórico-cultural: o contexto da creche
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70081Resumo
O texto discute resultados de pesquisa de doutorado sobre interações e o desenvolvimento da fala em crianças na creche, cujo objetivo central foi o de compreender o processo de desenvolvimento da linguagem oral na etapa da primeira infância, de acordo com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Enfocamos no trabalho a linguagem e a comunicação que se formam entre um e dois anos, período que corresponde à idade das crianças pesquisadas. No percurso metodológico, adotamos concepções da pesquisa participante, construindo os dados em conjunto com os sujeitos, por intermédio de observações participativas do cotidiano, com o auxílio de registros fotográficos, audiovisuais e escritos, além de encontros formativos com as professoras. Os dados empíricos – interações vivenciadas entre as crianças e suas professoras, que favoreceram a emergência da linguagem oral – foram agrupados em duas categorias: 1) Interações comunicativas diretas: atividade comunicativa baseada na comunicação emocional; e 2) Interações comunicativas mediadas por objetos: atividade comunicativa apoiada na manipulação de objetos. A análise dos dados evidenciou que as atividades de interação das crianças com os adultos e destas entre si, na creche, favorecem a comunicação e o desenvolvimento de sua linguagem oral. Além disso, os momentos formativos com as professoras possibilitaram a reflexão sobre a sua própria prática, revelando o potencial formativo da pesquisa participante.
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