Por uma educação para si: algumas reflexões sobre o trabalho pedagógico

Autores

  • Michelle de Freitas Bissoli Universidade Federal do Amazonas, Manaus

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem por objetivo refl etir sobre os elementos que confi guram o que convencionamos denominar uma educação para-si. Aponta a importância de um trabalho pedagógico intencional e sistematizado, capaz de contribuir para o desenvolvimento amplo da criança da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo alguns princípios fundamentais à atividade docente. A partir da perspectiva Histórico-Cultural, para a qual o desenvolvimento humano é resultado do processo educativo que se confi gura nas relações sociais, refl ete sobre as especifi cidades da educação escolar, buscando elucidar como a educação para-si transita entre os âmbitos cotidiano e não cotidiano da atividade social.

Biografia do Autor

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas, Manaus

Graduação em Pedagogia pela UNESP (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP / Marília. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-11-16

Como Citar

Bissoli, M. de F. (2007). Por uma educação para si: algumas reflexões sobre o trabalho pedagógico. Perspectiva, 25(2), 343–368. https://doi.org/10.5007/%x