Imagem e palavra na leitura de narrativa

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Neiva Panozzo
  • Taciana Zanolla

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p245

Resumo

A produção infantil contemporânea explora as várias linguagens constitutivas da obra literária infantil – palavra e ilustração. A leitura dessas obras possibilita ao leitor a construção de significados na interação entre os códigos verbal e visual. A fim de investigar esse processo de leitura realizado a partir da interação com a linguagem verbal e visual, realiza-se estudo sobre a narrativa Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., de Ana Maria Machado e Graça Lima (2003). Enfocam-se dois aspectos: a análise de possibilidades de leitura propostas pelas linguagens, a partir de estudos de Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) e Zilberman (1998), e os sentidos construídos por crianças de terceira série do ensino fundamental, seguindo princípios de pesquisa qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003; EISNER, 1998). O estudo confirma a ampliação de sentidos do texto, pela inter-relação entre as linguagens. Entretanto, a análise da leitura das crianças sinaliza que os sentidos construídos privilegiam a palavra, em detrimento de aspectos visuais. A perspectiva observada na leitura infantil é efeito da abordagem da literatura na escola, que não forma leitores proficientes. O artigo objetiva contribuir para pesquisas na área como também para instrumentalizar mediadores de leitura.

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Publicado

2011-10-24

Como Citar

Ramos, F. B., Panozzo, N., & Zanolla, T. (2011). Imagem e palavra na leitura de narrativa. Perspectiva, 29(1), 245–262. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p245

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua