Leitura na perspectiva de educadoras que atuam na educação infantil em Nova Prata
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86370Palavras-chave:
Literatura, Educação infantil, Bebês e crianças bem pequenasResumo
Este artigo focaliza práticas e ambiências de leitura com bebês e crianças bem pequenas, com base na voz de educadoras que atuam na Educação Infantil, no município de Nova Prata – RS, Brasil. O estudo investiga processos educativos associados à leitura em espaços escolares, tendo como cenário a Educação Infantil em Nova Prata, etapa creche, tomando como referência a escuta de atendentes e de professoras que atuam nesse nível de ensino. O método utilizado, nesta investigação, caracteriza-se pela abordagem exploratória alicerçada em pesquisa empírica, e a construção dos dados vale-se de grupos focais e de entrevista. Diante disso, detalha-se o cenário de pesquisa, apresenta-se o perfil dos participantes e são discutidas especificidades da construção e da análise dos dados. Neste artigo, emergem, por meio de análise de conteúdo, duas categorias: a construção do conceito de leitura pelas interlocutoras e as práticas percebidas e realizadas por elas, nesse nível de Educação. O artigo configura o cenário da pesquisa e, na sequência, discute, separadamente, as duas categorias indicadas. A reflexão busca contribuir para que a leitura seja tratada com mais profundidade e constância no cotidiano da Educação Infantil, bem como esteja mais presente em momentos de formação de educadoras que atuam nesse nível de ensino.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. Título original: L’analyse de contenu.
BOMTEMPO, Luzia. Alfabetização com Sucesso. 2. ed. Contagem: Oficina Editorial, 2003.
BONNAFÉ, M. Los libros, eso es bueno para los bebés. (Trad.) Lirio Garduño Y Jean Pierre Buono. Barcelona, España: Editorial Océano, 2008.
BONDIOLI, Anna; GARIBOLDI, Antonio. A vida cotidiana na creche. In: BECCHI, Egle et al. Tradução de Maria de Lourdes Tambaschia Menon. Revisão técnica de Elisandra Godoi e Suely Amaral Mello. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores. Série educação infantil em movimento).
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. (orgs.). Escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Língua Portuguesa na Escola, vol. 2).
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em 14 jun. 2020.
BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CABREJO-PARRA, Evélio. Música literária na primeira infância. [Entrevista concedida a] Gabriela Romeu. Site: ComKids, 26 de novembro de 2014. Disponível em: https://comkids.com.br/evelio-cabrejo-parra/ Acesso em 03 maio 2021.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo, Cortez, 2005. (Coleção Questões da nossa época).
GROSSI, Maria Elisa de Araújo. Contação de histórias. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale Acesso em 21 ago. 2021.
KRAMER, Sonia (Org.). Profissionais da Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.
LEITURA para bebês. Publicado pelo canal Nova Escola. 2012. 1 vídeo (13 min e 40 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KOv6_HetY7k&t=30s Acesso em 23 nov. 2021.
LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Literatura infantil e caixas que contam histórias: encantamentos e envolvimentos. In: CHAVES, Marta (Org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EdUEM, 2011, p. 55-67.
MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p. 15-34.
PORTA, N. Narración oral. Había uma vez: Revista de libros & literatura infantil e juvenil. n. 14, ago./2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Conselho Municipal de Educação. Resolução CME nº 12, de 28 de setembro de 2018. Estabelece normas para a oferta de EDUCAÇÃO INFANTIL no Sistema Municipal de Ensino de Nova Prata. Dá orientações para fins de cadastro, credenciamento e autorização de funcionamento às Escolas e Turmas de Educação Infantil, pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Nova Prata-RS. Disponível em: https://novaprata.rs.gov.br/files/5f33f0255750b.pdf Acesso em 27 fev. 2021.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Recanto da Alegria. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Um Pedacinho de Céu. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Vó Eliza. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba, CRV, 2010.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Por que literatura?. In. RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva S. P. (org.). Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul: Educs, 2015.
SÁNCHEZ, Edith Sebastiana Corona. Organizácion de acervos: espacios para los libros y la lectura em la Educación Infantil. In: BAPTISTA, Monica Correia et. al (Org.) Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TUSSI, Rita de Cássia; RÖSING, Tania M. K. Programa Bebelendo: uma intervenção precoce da leitura. São Paulo: Global, 2009.
YUNES, Eliana. Contar para ler: a arte de contar histórias e as práticas de leitura. In: GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano (Org.) A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez, 2012. p. 59-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flávia Brocchetto Ramos, Patricia Marchesini, Rochele Rita Andreazza Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.