Leitura na perspectiva de educadoras que atuam na educação infantil em Nova Prata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86370

Palavras-chave:

Literatura, Educação infantil, Bebês e crianças bem pequenas

Resumo

Este artigo focaliza práticas e ambiências de leitura com bebês e crianças bem pequenas, com base na voz de educadoras que atuam na Educação Infantil, no município de Nova Prata – RS, Brasil. O estudo investiga processos educativos associados à leitura em espaços escolares, tendo como cenário a Educação Infantil em Nova Prata, etapa creche, tomando como referência a escuta de atendentes e de professoras que atuam nesse nível de ensino. O método utilizado, nesta investigação, caracteriza-se pela abordagem exploratória alicerçada em pesquisa empírica, e a construção dos dados vale-se de grupos focais e de entrevista. Diante disso, detalha-se o cenário de pesquisa, apresenta-se o perfil dos participantes e são discutidas especificidades da construção e da análise dos dados. Neste artigo, emergem, por meio de análise de conteúdo, duas categorias: a construção do conceito de leitura pelas interlocutoras e as práticas percebidas e realizadas por elas, nesse nível de Educação. O artigo configura o cenário da pesquisa e, na sequência, discute, separadamente, as duas categorias indicadas. A reflexão busca contribuir para que a leitura seja tratada com mais profundidade e constância no cotidiano da Educação Infantil, bem como esteja mais presente em momentos de formação de educadoras que atuam nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil

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Patricia Marchesini, Universidade de Caxias do Sul, UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil

Patricia Marchesini - Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul. Professora de Anos Iniciais na rede pública e privada no município de Nova Prata-RS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1756585224318807 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1947-6995

Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul, UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil

Rochele R. Andreazza Maciel. Doutora em Educação (Universidade de Caxias do Sul). Docente na Universidade de Caxias do Sul na Área de Conhecimento da Vida e Humanidades.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Ramos, F. B., Marchesini, P., & Maciel, R. R. A. . (2023). Leitura na perspectiva de educadoras que atuam na educação infantil em Nova Prata. Perspectiva, 41(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86370