Acesso a embalagem do livro infantil

Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo

Resumo


A formação de um leitor competente exige a interação com diferentes códigos e deve iniciar ainda na infância. Como circulam nas escolas livros infantis, propõe-se a leitura da capa dos mesmos, a partir da visualidade e da palavra, a fim de instrumentalizar os docentes para desenvolver a competência leitora das crianças, através da interação com diferentes códigos, como também orientar o processo de apreensão da obra. Nesse sentido, este estudo apresenta uma proposta de leitura para a capa de Balaio de gatos e Todo cuidado é pouco, buscando orientar o processo de apreensão das obras a partir de pressupostos da teoria semiótica de Greimas (1991) e de reflexões de Zilberman (1984). Na seqüência, elabora-se um roteiro de leitura de capas de livros, o qual pode ser empregado pelos professores como uma abordagem do livro infantil.


Palavras-chave


Leitura; Literatura-Métodos de Ensino; Literatura Infanto-Juvenil; Crianças-Livros e Leitura; Reading; Literature-Teaching Methods Children and Youth Literature; Children- Books and Reading; Lectura; Literatura-Metodologia de la Enseñanza

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2005 Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.