Imagem e palavra na leitura de narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p245Resumo
A produção infantil contemporânea explora as várias linguagens constitutivas da obra literária infantil – palavra e ilustração. A leitura dessas obras possibilita ao leitor a construção de significados na interação entre os códigos verbal e visual. A fim de investigar esse processo de leitura realizado a partir da interação com a linguagem verbal e visual, realiza-se estudo sobre a narrativa Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., de Ana Maria Machado e Graça Lima (2003). Enfocam-se dois aspectos: a análise de possibilidades de leitura propostas pelas linguagens, a partir de estudos de Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) e Zilberman (1998), e os sentidos construídos por crianças de terceira série do ensino fundamental, seguindo princípios de pesquisa qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003; EISNER, 1998). O estudo confirma a ampliação de sentidos do texto, pela inter-relação entre as linguagens. Entretanto, a análise da leitura das crianças sinaliza que os sentidos construídos privilegiam a palavra, em detrimento de aspectos visuais. A perspectiva observada na leitura infantil é efeito da abordagem da literatura na escola, que não forma leitores proficientes. O artigo objetiva contribuir para pesquisas na área como também para instrumentalizar mediadores de leitura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.