Leitura na perspectiva de educadoras que atuam na educação infantil em Nova Prata
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86370Parole chiave:
Literatura, Educação infantil, Bebês e crianças bem pequenasAbstract
Este artigo focaliza práticas e ambiências de leitura com bebês e crianças bem pequenas, com base na voz de educadoras que atuam na Educação Infantil, no município de Nova Prata – RS, Brasil. O estudo investiga processos educativos associados à leitura em espaços escolares, tendo como cenário a Educação Infantil em Nova Prata, etapa creche, tomando como referência a escuta de atendentes e de professoras que atuam nesse nível de ensino. O método utilizado, nesta investigação, caracteriza-se pela abordagem exploratória alicerçada em pesquisa empírica, e a construção dos dados vale-se de grupos focais e de entrevista. Diante disso, detalha-se o cenário de pesquisa, apresenta-se o perfil dos participantes e são discutidas especificidades da construção e da análise dos dados. Neste artigo, emergem, por meio de análise de conteúdo, duas categorias: a construção do conceito de leitura pelas interlocutoras e as práticas percebidas e realizadas por elas, nesse nível de Educação. O artigo configura o cenário da pesquisa e, na sequência, discute, separadamente, as duas categorias indicadas. A reflexão busca contribuir para que a leitura seja tratada com mais profundidade e constância no cotidiano da Educação Infantil, bem como esteja mais presente em momentos de formação de educadoras que atuam nesse nível de ensino.
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. Título original: L’analyse de contenu.
BOMTEMPO, Luzia. Alfabetização com Sucesso. 2. ed. Contagem: Oficina Editorial, 2003.
BONNAFÉ, M. Los libros, eso es bueno para los bebés. (Trad.) Lirio Garduño Y Jean Pierre Buono. Barcelona, España: Editorial Océano, 2008.
BONDIOLI, Anna; GARIBOLDI, Antonio. A vida cotidiana na creche. In: BECCHI, Egle et al. Tradução de Maria de Lourdes Tambaschia Menon. Revisão técnica de Elisandra Godoi e Suely Amaral Mello. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores. Série educação infantil em movimento).
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. (orgs.). Escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Língua Portuguesa na Escola, vol. 2).
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em 14 jun. 2020.
BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CABREJO-PARRA, Evélio. Música literária na primeira infância. [Entrevista concedida a] Gabriela Romeu. Site: ComKids, 26 de novembro de 2014. Disponível em: https://comkids.com.br/evelio-cabrejo-parra/ Acesso em 03 maio 2021.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo, Cortez, 2005. (Coleção Questões da nossa época).
GROSSI, Maria Elisa de Araújo. Contação de histórias. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale Acesso em 21 ago. 2021.
KRAMER, Sonia (Org.). Profissionais da Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.
LEITURA para bebês. Publicado pelo canal Nova Escola. 2012. 1 vídeo (13 min e 40 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KOv6_HetY7k&t=30s Acesso em 23 nov. 2021.
LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Literatura infantil e caixas que contam histórias: encantamentos e envolvimentos. In: CHAVES, Marta (Org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EdUEM, 2011, p. 55-67.
MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p. 15-34.
PORTA, N. Narración oral. Había uma vez: Revista de libros & literatura infantil e juvenil. n. 14, ago./2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Conselho Municipal de Educação. Resolução CME nº 12, de 28 de setembro de 2018. Estabelece normas para a oferta de EDUCAÇÃO INFANTIL no Sistema Municipal de Ensino de Nova Prata. Dá orientações para fins de cadastro, credenciamento e autorização de funcionamento às Escolas e Turmas de Educação Infantil, pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Nova Prata-RS. Disponível em: https://novaprata.rs.gov.br/files/5f33f0255750b.pdf Acesso em 27 fev. 2021.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Recanto da Alegria. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Um Pedacinho de Céu. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PRATA. Escola Municipal de Educação Infantil Vó Eliza. Proposta Político-Pedagógico (PPP), 2020.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba, CRV, 2010.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Por que literatura?. In. RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva S. P. (org.). Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul: Educs, 2015.
SÁNCHEZ, Edith Sebastiana Corona. Organizácion de acervos: espacios para los libros y la lectura em la Educación Infantil. In: BAPTISTA, Monica Correia et. al (Org.) Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TUSSI, Rita de Cássia; RÖSING, Tania M. K. Programa Bebelendo: uma intervenção precoce da leitura. São Paulo: Global, 2009.
YUNES, Eliana. Contar para ler: a arte de contar histórias e as práticas de leitura. In: GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano (Org.) A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez, 2012. p. 59-77.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Flávia Brocchetto Ramos, Patricia Marchesini, Rochele Rita Andreazza Maciel
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.