Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54057

Resumo

O presente texto discute a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis. Aborda a concepção de educação gramsciana articulada aos conceitos de sociedade, homem, conhecimento, política e apresenta alguns desdobramentos que esse norteamento teórico pode trazer para a formação de professores. Para a consecução do objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou reflexões acerca do entendimento de Estado ampliado, ideologia, filosofia da práxis, educação, escola e apontamentos sobre a formação de professores na lógica da escola unitária ativa e criativa. Ao final, analisa-se a concepção gramsciana de educação superior e sua função fundamental de criação e organização cultural na sociedade, dando unidade ao processo de formação dos intelectuais de diversos níveis, incluindo os professores.

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). 

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do PPFH/UERJ, Coordenadora da Rede Universitas/Br.

Referências

CORSI, Francisco Luiz. A globalização e a crise dos estados nacionais. In: DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo-Edigar A. (Org). Desafios da globalização. Petrópolis - RJ: Vozes, 1997.

FIORI, José Luiz. Os moedeiros falsos. 3. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi Editore, 1977.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere v. 1/ Antonio Gramsci. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere v. 2/ Antonio Gramsci. 3. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

MARX, Karl. O Capital. 2. ed. Trad.: Régis Barbosa; Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985. Vol. I.

MÉSZAROS, István. Educação para além do capital. 2.ed. Trad.: Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Carvalho, R. F. de, & Mancebo, D. (2019). Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis. Perspectiva, 37(2), 563–580. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54057

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)