Gramática no 1º grau: um novo enfoque

Nilcéa Lemos Pelandré

Resumo


Esta experiência visa verificar a eficácia da "gramática de casos" em termos de ensino da língua portuguesa, no que se refere à compreensão de textos. Após estudo da teoria dos casos profundos de Charles Fillmore e aplicado o modelo experimental de grupo de controle com pré e pós-teste pode-se apontar paraa necessidade de uma reformulação no ensino da gramática, visto que, em termos de aprendizagem, a significância da língua, o sentido das ocorrências surge em primeiro lugar. Portanto, o ensino da análise dos elementosdafrase pela gramática de casos mostrou-se mais eficiente que o mesmo ensino sob o enfoque da gramática tradicional, por realizarse com base em critérios semânticos.


Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1984 Nilcéa Lemos Pelandré

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.