Gramática no 1º grau: um novo enfoque

Autores

  • Nilcéa Lemos Pelandré UFSC - Florianopólis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Esta experiência visa verificar a eficácia da "gramática de casos" em termos de ensino da língua portuguesa, no que se refere à compreensão de textos. Após estudo da teoria dos casos profundos de Charles Fillmore e aplicado o modelo experimental de grupo de controle com pré e pós-teste pode-se apontar paraa necessidade de uma reformulação no ensino da gramática, visto que, em termos de aprendizagem, a significância da língua, o sentido das ocorrências surge em primeiro lugar. Portanto, o ensino da análise dos elementosdafrase pela gramática de casos mostrou-se mais eficiente que o mesmo ensino sob o enfoque da gramática tradicional, por realizarse com base em critérios semânticos.

Biografia do Autor

Nilcéa Lemos Pelandré, UFSC - Florianopólis - SC

Graduação em Letras (1972) , mestrado em Lingüística (1981) e doutorado em Lingüística (1998) pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1984-01-01

Como Citar

Pelandré, N. L. (1984). Gramática no 1º grau: um novo enfoque. Perspectiva, 2(3), 60–82. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos