Educação Crítica em Línguas Adicionais: princípios norteadores para um fazer docente crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92422

Palavras-chave:

Princípios norteadores do fazer crítico, Educação crítica, Línguas adicionais

Resumo

A educação crítica de línguas adicionais tem história relevante no cenário brasileiro e, nos últimos anos, vem ganhando espaço com discussões pautadas em perspectivas decoloniais de educação de línguas (SOUZA; DUBOC, 2021), bem como movimentos pedagógicos em áreas significativas tais como letramento crítico (FARIAS, 2018), letramento midiático crítico (SILVA, 2018), letramento racial crítico (FERREIRA, 2022), Inglês como Língua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020), entre outras. Apesar da história e trajetória, é possível dizer que a área ainda é relativamente minoritária (CROOKES, 2021b) tanto no campo da pesquisa quanto na prática da sala de aula. Considerando a importância da docência crítica como elemento catalisador da reflexão e ação que movem o fazer crítico e entendendo a formação docente como um processo complexo que é ao mesmo tempo contínuo, não-linear e permeado por crenças, destaca-se a relevância de uma formação crítica de professores(as) de línguas adicionais. Neste contexto, partindo de experiências vivenciadas nas disciplinas de estágio supervisionado em inglês I e II, ministradas pelos autores para estudantes do curso de Letras Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o presente artigo tem por objetivo identificar e problematizar crenças sobre o fazer crítico na sala de aula de línguas adicionais, na tentativa de desmistificar (des)entendimentos sobre o que é ensinar criticamente. Neste sentido, busca-se discutir princípios orientadores que regem uma educação crítica, contribuindo com a formação inicial e continuada de professores(as) de línguas adicionais.

Biografia do Autor

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Ricardo L.T. Language education in English as an additional language in Brazil: overcoming the colonial practices of teaching English as a foreign language. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 935-961, 2021.

APPLE, Michael W. Education and Power. Boston, London & Henley: ARK Paperbacks, 1985.

BENESCH, Sarah. Needs Analysis and Curriculum Development in EAP: An Example of a Critical Approach. TESOL Quarterly, v. 30, n. 4, p. 723-738, 1996.

BORELLI, Julma. D. V. P. ; PESSOA, Rosane. R.. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: PESSOA, R.R.; BORELLI, J.D.V.P. (Org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. 1ed. Goiânia: Editora UFG, 2018, p. 17-35.

BORELLI, Julma. D. V. P.; SILVESTRE, Viviane P. V.; PESSOA, Rosane. R. Towards a Decolonial Language Teacher Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 301-324, 2020.

BRAHIM, Adriana C. S. M.; HIBARINO, Denise A.; CERDEIRA, Phelipe de Lima. Decoloniality in additional language education: From the challenges in the ‘crossroads’ towards an-other way in a ‘mosaic’ to a rhizomatic applied linguistics, Raído, v. 14, n. 36, p. 80-102, 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". Brasília: Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 02 jun. 2023.

CROOKES, Graham V. Critical ELT in Action: foundations, promises, praxis. New York: Routledge, 2013.

CROOKES, Graham V. Introduction to the Special Issue on Critical Language Pedagogy. Education Sciences, v. 11, p. 2-4, 2021a.

CROOKES, Graham V. Critical language pedagogy: an introduction to principles and values. ELT Journal, v. 75, n. 3, p. 247-255, 2021b.

CROOKES, Graham V., ZIEGLER, Nicole. Critical Language Pedagogy and Task-Based Language Teaching: Reciprocal Relationship and Mutual Benefit. Education Sciences, v. 11, n. 6, p. 1-19, 2021.

DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. ELF feito no Brasil: expanding theoretical notions, reframing educational policies. Status Quaestionis, v. 2, n. 19, p. 297-321, 2020.

DELLAGNELO, Adriana de C. K.; MORITZ, Maria Ester. The influence of language conceptions on language teacher’s practices. In: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto (Ed.). ARES 13. 13. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2021. p. 105-114.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge, UK: Polity Press, 1992.

FARIAS, Priscila, F. Critical EFL and Critical Literacy: The impacts of designing and implementing a cycle of tasks in a public school setting for critical language and critical literacy development. Orientadora: Raquel D'Ely. 2018. 351f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2018.

FARIAS, Priscila F.; SILVA, Leonardo. Doing Critical Language Teaching through Tasks: Insights from the Brazilian Context. Education Sciences, v. 11, n. 5, p. 1-23, 2021.

SILVA, Leonardo; FARIAS, Priscila F. Critical tasks in Brazil: Locally produced epistemologies and praxis. In: TAVARES, Vander (ed.). Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies within Language Education: Theories, Knowledges, and Practices on TESOL from Brazil. 1. ed. Oxon/New York: Routlegde, 2023. p. 91-107.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico. In:. MATOS, Doris V. S; SOUSA, Cristiane M.C.L.L. (Org.). Suleando conceitos e línguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP : Pontes Editores, 2022, p. 207-214.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Theory and Resistance in Education. New York: Bergin and Garvey, 1983.

GOUNARI, Panayota. Critical Pedagogies and Teaching and Learning Languages in Dangerous Times: Introduction to the Special Issue. L2 Journal, v. 12, n. 2, p. 3-20, 2020.

hooks, bell. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York: Routledge, 2010.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

JANKS, Hilary. Critical Literacy’s Ongoing Importance for Education. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 57, n. 5, p. 349-356, 2014.

JORDÃO, Clarissa. Applied linguistics “made in Brasil”: A guessing game. In: SILVEIRA, Rosane; GONÇALVES, Alison Roberto (ed.). ARES 13. 13. ed. Florianópolis: Editora Ufsc, 2021. p.13-25.

LEAL, Priscila. Becoming and Being a Critical English Language Teacher: a mixed-methods study of critical consciousness. 345 f. Tese (Doutorado em Estudos de Segunda língua). University Of Hawai'i-Manoa, 2018.

MATTOS, Andrea Machado de Almeida; JUCÁ, Leina; JORGE, Míriam Lúcia dos Santos. FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, n. 15, p. 64-92, 2019.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Identidades fragmentadas: A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

NATION, Ian Stephen Paul; MACALISTER, John. Chapter 10: Negotiated syllabuses. In Nation, I.S.P; Macalister, J. Language curriculum design. Hoboken, NJ: Routledge. 2009, p. 149-158.

PENNYCOOK, Alastair. Introduction: Critical Approaches to TESOL. TESOL Quartely, v. 33, n. 3, p. 329-348, 1999.

RHUMKE-RAMOS, Nádia K. Practice Teaching as a Tool to Promote Concept Development: A Sociocultural Study. (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SHIN, Hyunjung; CROOKES, Graham. Exploring the possibilities for EFL critical pedagogy in Korea - a two-part case study. Critical Inquiry in Language Studies: An International Journal, v. 2, n. 2, p. 113–138, 2005.

SILVA, Leonardo. Teaching English for Critical Language Development: Investigating the Implementation of Critical Cycle of Tasks in the Context of Basic and Technological Education. Orientadora: Raquel C. S. F. D'Ely. 461f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

TAGATA, William M. Post critique in contemporary ELT praxis. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 255-280, 2018.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Farias, P. F. ., & Wielewicki, H. de G. . (2023). Educação Crítica em Línguas Adicionais: princípios norteadores para um fazer docente crítico. Perspectiva, 41(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92422

Edição

Seção

Um Olhar Crítico para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas