Histórias de vida e formação experiencial de pessoas adultas aposentadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93825Palavras-chave:
Formação experiencial, Histórias de vida, Pessoas adultas aposentadasResumo
Na sociedade contemporânea, o número de adultos aposentados vem aumentando devido ao prolongamento da expectativa média de vida. Neste artigo, objetiva-se analisar os processos de formação experiencial de pessoas adultas aposentadas a partir das suas histórias de vida. A análise é baseada em dados empíricos resultantes de uma investigação biográfica com seis indivíduos de idade superior a 60 anos, residentes no Brasil. As entrevistas foram objeto de análise temática de conteúdo e adotados os procedimentos e princípios éticos requeridos nesse tipo de pesquisa. A abordagem biográfica possibilitou a compreensão das narrativas, histórias de vida, e da forma como os sujeitos da pesquisa apropriaram as suas experiências, em especial aquelas que consideraram mais significativas na sua formação. Os resultados apontam para experiências muito diversificadas e momentos significativos, que interferiram na formação dos sujeitos, nomeadamente, na forma de pensar e agir; na identidade; e, por vezes, na espiritualidade. As influências da escola e dos pais, na história de vida e no processo de formação, são reconhecidas pelos participantes. Na infância, predominam relações marcadas pela heteronomia em face da família e, progressivamente, ocorre uma tentativa de autonomização, mesmo quando isso implica decisões diferentes, ou mesmo contrárias, às esperadas pelos pais. A singularidade da trajetória e do modo como cada sujeito (re)apropria e (re)elabora a experiência origina o processo da individuação.
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