Histórias de vida e formação experiencial de pessoas adultas aposentadas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93825

Parole chiave:

Formação experiencial, Histórias de vida, Pessoas adultas aposentadas

Abstract

Na sociedade contemporânea, o número de adultos aposentados vem aumentando devido ao prolongamento da expectativa média de vida. Neste artigo, objetiva-se analisar os processos de formação experiencial de pessoas adultas aposentadas a partir das suas histórias de vida. A análise é baseada em dados empíricos resultantes de uma investigação biográfica com seis indivíduos de idade superior a 60 anos, residentes no Brasil. As entrevistas foram objeto de análise temática de conteúdo e adotados os procedimentos e princípios éticos requeridos nesse tipo de pesquisa. A abordagem biográfica possibilitou a compreensão das narrativas, histórias de vida, e da forma como os sujeitos da pesquisa apropriaram as suas experiências, em especial aquelas que consideraram mais significativas na sua formação. Os resultados apontam para experiências muito diversificadas e momentos significativos, que interferiram na formação dos sujeitos, nomeadamente, na forma de pensar e agir; na identidade; e, por vezes, na espiritualidade. As influências da escola e dos pais, na história de vida e no processo de formação, são reconhecidas pelos participantes. Na infância, predominam relações marcadas pela heteronomia em face da família e, progressivamente, ocorre uma tentativa de autonomização, mesmo quando isso implica decisões diferentes, ou mesmo contrárias, às esperadas pelos pais. A singularidade da trajetória e do modo como cada sujeito (re)apropria e (re)elabora a experiência origina o processo da individuação.

Biografie autore

Maria das Neves Silva, University of Lisbon

Mestra em Educação e Formação, na especialidade de Desenvolvimento Social e Cultural pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ULisboa, Portugal. 

 

 

Carmen Cavaco, University of Lisbon

Doutoramento em Ciências da Educação/Formação de Adultos Universidade de Lisboa, Portugal

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Pubblicato

2024-07-26

Come citare

Silva, M. das N., & Cavaco, C. (2024). Histórias de vida e formação experiencial de pessoas adultas aposentadas. Perspectiva, 42(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93825

Fascicolo

Sezione

Sujeitos(as) e políticas públicas no âmbito da Educação de Pessoas Jovens, Adultos