Mediação, diálogos e narrativas: entre os equipamentos culturais e as crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94676Palavras-chave:
Arte/Educação, Educação Infantil, Mediação CulturalResumo
O presente artigo é fruto de duas pesquisas, realizadas entre 2021 e 2022, acerca dos educativos e mediações culturais destinados ou que incluam as crianças da Educação Infantil na cidade de Vitória-ES/BRASIL. Por meio de um estudo de caso com uma turma da Educação Infantil, investiga as ações educativas e mediações culturais com/para crianças pequenas a partir das narrativas dos sujeitos (crianças e mediadoras/es) em espaços não formais. Por meio de visitas e mediações a duas exposições em cartaz no ano de 2022, faz um cotejamento entre os processos educativos e mediativos ao refletir sobre as narrativas dos sujeitos que habitam esses espaços e analisa se as ações educativas consideram os eixos da cultura infantil, que são a interatividade, a fantasia do real, a reiteração e a ludicidade. Fundamenta-se teoricamente em Gabre (2021), Martins (2011), Martins e Picosque (2012), Sarmento (2004) e Carvalho (2007). Finaliza, propugnando a relevância da inclusão das crianças pequenas nos equipamentos culturais ao considerá-las como um público em potencial para habitar, fruir e ressignificar seus espaços e obras.
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