Mediação, diálogos e narrativas: entre os equipamentos culturais e as crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94676

Palavras-chave:

Arte/Educação, Educação Infantil, Mediação Cultural

Resumo

O presente artigo é fruto de duas pesquisas, realizadas entre 2021 e 2022, acerca dos educativos e mediações culturais destinados ou que incluam as crianças da Educação Infantil na cidade de Vitória-ES/BRASIL. Por meio de um estudo de caso com uma turma da Educação Infantil, investiga as ações educativas e mediações culturais com/para crianças pequenas a partir das narrativas dos sujeitos (crianças e mediadoras/es) em espaços não formais. Por meio de visitas e mediações a duas exposições em cartaz no ano de 2022, faz um cotejamento entre os processos educativos e mediativos ao refletir sobre as narrativas dos sujeitos que habitam esses espaços e analisa se as ações educativas consideram os eixos da cultura infantil, que são a interatividade, a fantasia do real, a reiteração e a ludicidade. Fundamenta-se teoricamente em Gabre (2021), Martins (2011), Martins e Picosque (2012), Sarmento (2004) e Carvalho (2007). Finaliza, propugnando a relevância da inclusão das crianças pequenas nos equipamentos culturais ao considerá-las como um público em potencial para habitar, fruir e ressignificar seus espaços e obras.

Biografia do Autor

Danielly Tintori Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisas em Arte na Educação Infantil - GEPAEI. Participa do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria. Atua como Assistente Educativa na Galeria de Arte Espaço Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Margarete Sacht Goés, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação, Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens, Licenciada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Arte na Educação infantil (GEPAEI) e realiza pesquisas sobre o ensino da Arte para esse segmento da Educação Básica, além de produzir materiais educativos e teóricos que contribuem para a formação inicial e continuada de professoras/es.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Nascimento, D. T., & Goés, M. S. (2024). Mediação, diálogos e narrativas: entre os equipamentos culturais e as crianças pequenas. Perspectiva, 42(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94676

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua