Experiências estéticas e estésicas: a leitura de imagens na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67437

Resumo

Refletir sobre a práxis na Educação Infantil, voltada para as experiências estéticas, a partir da leitura de imagens, é o objetivo deste texto. Utiliza-se o método de Robert William Ott, por compreender-se que ele ajuda as crianças a se apropriarem de códigos estéticos, mas aponta-se para a necessidade de se repensar o trabalho com a leitura de imagens. Discute a necessidade de se explorar as diferentes áreas do conhecimento do Ensino da Arte, sem dicotomizá-las, buscando, em Lev Semenovich Vigotski, fundamentos para compreender como se constitui o processo de apropriação artístico-cultural na infância. Conclui que as práticas pedagógicas devem permitir às crianças experimentarem e vivenciarem atividades que ampliem suas possibilidades de conhecer e enriquecer seus repertórios artístico-culturais.

Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Margarete Sacht Góes é Doutora em Educação, Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens, Licenciada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Arte na Educação infantil (GEPAEI) e realiza pesquisas sobre o ensino da Arte para esse segmento da Educação Básica, além de produzir materiais educativos e teóricos que contribuem para a formação inicial e continuada de professores.

Referências

AMARAL, Arleandra Cristina Talin. Com a palavra as crianças: algumas reflexões sobre as relações raciais na escola. In: 34ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/MG, 2011. Disponível em: http://www.34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT21/GT21-1058%20int.pdf. Acesso em 22 de julho de 2018.

ARAÚJO, Gustavo Cunha; OLIVEIRA, Ana Arlinda. Sobre métodos de leitura de imagem no ensino da arte contemporânea. Imagens da Educação [online], v. 3, n. 2, p. 70-76, 2013.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BARBOSA, A. M. A Imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução de D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A arte no ciclo de alfabetização. Caderno 6. Brasília, 2015.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010). Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 24 jul. 2017.

FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Resende. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Icone, 2010.

MARTINS, Miran Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Editora Arte por escrito; Rizoma Cultural; Content Stuff: 2008.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte. São Paulo: FTD, 1998.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. 2005. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf. Acesso em: 13 dez. 2017.

OTT, Robert William. Aprendendo a olhar: a educação orientada pelo objeto em museus e escolas. São Paulo: MAC, 1989.

OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2009.

SOUZA, Solange Jobim. Re-significando a Psicologia do Desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel. (Org.). Infância: fios e desafios à pesquisa. Campinas: Papirus, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Góes, M. S. (2021). Experiências estéticas e estésicas: a leitura de imagens na educação infantil. Perspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67437

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)