Modelos de racionalidade e formação inicial e continuada do professor de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85530

Palavras-chave:

Paradigmas de formação docente, Racionalidade crítica, Formação inicial e continuada do professor de literatura

Resumo

Considerando o presente contexto da educação brasileira, em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é alçada à posição de núcleo das políticas educacionais, incluindo a política nacional de formação de professores, e diante dos impasses que permeiam a formação do docente de literatura, na qual ainda permanece instaurado um falso dilema entre formar especialistas ou docentes da educação básica, problematizamos, neste trabalho, aspectos do processo formativo do professor de literatura do ensino fundamental e médio a partir de perspectivas de racionalidade da formação docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, realizada no âmbito do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, na qual analisamos documentos legais que estabelecem diretrizes curriculares para a formação de professores em interlocução com formulações teóricas que constituem diferentes paradigmas de racionalidade docente. Assim, com base nos modelos técnico, prático-reflexivo e crítico, apresentamos, primeiramente, questões mais gerais sobre a formação de professores e, em seguida, focamos pontos específicos da formação do licenciando em Letras e do professor de literatura atuante na educação básica. Em nossas considerações finais, evidenciamos as inegáveis contribuições da racionalidade prática, mas também destacamos a necessidade de avançarmos em direção a um paradigma crítico para a abordagem de problemas ligados à construção da identidade e do papel do professor. Dessa forma, a reflexividade e a produção de conhecimento poderão ser reafirmadas como processos fortemente implicados na docência, sem que sejam desconsiderados seu compromisso social e a percepção do processo educativo dentro de um amplo contexto histórico e político.

Biografia do Autor

Marta da Silva Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2013). Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhou como professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e como Técnica em Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Itaporanga, Paraíba, Brasil.

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

É licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

 

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

da Silva Aguiar, M., & Suassuna, L. . (2022). Modelos de racionalidade e formação inicial e continuada do professor de literatura. Perspectiva, 40(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85530