O uso de articuladores no texto acadêmico-argumentativo: uma intervenção pedagógica sobre a escrita de estudantes de pedagogia a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65466

Resumo

Este artigo é resultado de uma tese de doutorado que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Sua relevância ancora-se nos resultados alarmantes relativos ao uso/domínio da escrita, inclusive entre os universitários brasileiros. A situação preocupa, sobremaneira, nos casos de futuras professoras alfabetizadoras da Educação Básica. As pesquisas do tipo intervenção pedagógica são investigações que envolvem o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas) destinadas a produzir avanços, melhorias, aprimoramentos em processos educacionais – e a posterior avaliação dos seus efeitos. Durante sete semestres, foram realizadas atividades pedagógicas sistematizadas orientadas e minucioso acompanhamento-interventivo sobre as produções textuais das acadêmicas. O referido estudo adotou como base teórico-metodológica a Teoria Histórico-Cultural, em profícuo diálogo com a Linguística Textual. Os dados da investigação foram coletados via análise documental (dos textos produzidos), questionário e entrevista. Os dados das análises dos textos foram cruzados com os depoimentos das acadêmicas, produzindo resultados comunicados via análise textual discursiva. Neste recorte, destacamos os resultados relativos à evolução linguística quanto ao uso de articuladores textuais nas escritas das acadêmicas, mediante o processo interventivo empreendido, com destaque para: o aumento proporcional do uso de articuladores nos textos; a diminuição da proporção de erros no uso desses recursos e; o aumento do repertório de articuladores textuais. O êxito da intervenção desmistifica preconceitos sobre “problemas de escrita” como se não fosse possível solucioná-los.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia, UNIR

Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Castro, R. F. de, & Damiani, M. F. (2020). O uso de articuladores no texto acadêmico-argumentativo: uma intervenção pedagógica sobre a escrita de estudantes de pedagogia a distância. Perspectiva, 38(2), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65466