Ética e conhecimento: reflexões para a Filosofia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
Este artigo busca estimular a reflexão no campo da filosofia
da educação, tendo como eixo central a seguinte questão: como o conhecimento do mundo (físico e social) torna ou não harmoniosa a convivência entre os homens? Tomando por base momentos significativos da história do pensamento ocidental, o texto foi dividido em três partes: a primeira focaliza as concepções de Platão e Aristóteles ligadas
ao tema e também os principais aspectos da teoria da argumentação de Perelman. A segunda apresenta e critica a visão céptica de Nietzsche, utilizando como referencial teórico a abordagem desenvolvida por Perelman. A terceira discute o ideal grego de perteição e analisa as implicações éticas e educacionais do mito da "saúde perfeita", apontado pelo sociólogo francês Lucien Sfez' como a grande utopia do próximo século.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.