Epistemologia da formação docente: o saber sobre ensino nas licenciaturas em história
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105154Parole chiave:
Formação docente, Epistemologia, História, Ensino e aprendizagemAbstract
As licenciaturas em história tem sido objeto de reflexões que apontam suas especificidades, em especial suas fragilidades. Algumas delas são o descompasso entre teoria e prática, a centralidade do saber de referência, o espaço diminuto que as discussões didático pedagógicas ocupam no processo de formação e a ausência de discussões teóricas sobre os processos de ensino e aprendizagem que a História demanda e promove em crianças e adolescentes. O que se pretende discutir aqui, em diálogo com a produção já consolidada, é a natureza do conhecimento histórico que as licenciaturas professam. Se o campo educacional brasileiro tem consolidado a ideia de que a História, na Educação Básica, não tem o compromisso de formar pequenos historiadores e, considerando, que esse mesmo nível de ensino se volta para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, que conhecimento escolar as licenciaturas encaminham? O artigo aborda a perspectiva epistemológica presente nos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas em História, de forma a problematizar a formação sobre ensino e aprendizagem oferecida. O artigo analisa, pois, a concepção de ensinar subjacente à configuração curricular dos Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPPC). A análise que oferecemos argumenta que a formação inicial de professores de história, no Brasil, desconsidera a Escola como espaço de produção de conhecimento, não reconhece a cultura escolar, as práticas dos professores e os/as alunos/as da Educação Básica como objetos de reflexão com o mesmo estatuto que o passado ocupa no rol de conteúdos e reflexões que organiza os percursos curriculares oferecidos.
Riferimenti bibliografici
ABREU, Luiz Carlos de [et. Al]. A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 20, n. 1, p. 361-366, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19973. Acesso em: 28 out. 2024.
ALVES, Luís A. Marques. Epistemologia e ensino da história. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 9-30, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/229/164. Acesso em: 24 out. 2024.
BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Orientadora: Raquel Glezer. 1993. 383 f. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
BOUFLEUER, José Pedro. A profissão professor: crise de profissão ou profissão em crise? Linhas Críticas [online], Brasília v. 19, n. 39, p. 391-408, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/lc/v19n39/v19n39a08.pdf. Acesso em: 14 dez. 2024.
CAIMI, Flávia Eloisa. A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares. Revista Latino-Americana de História, [S. l.], v. 2, n. 6, Edição Especial, 193-209, 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/189. Acesso em: 14 dez. 2024.
CAIMI, Flávia Eloísa. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 105-124, 2015. DOI: 10.5433/2238-3018.2015v21n2p105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853. Acesso em: 22 jan. 2025.
CAMARGO, Lisiane Silveira; BECKER, Maria L. Rheingantz. O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 527-549, mai./ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/YRKrQMGXXsvQGyFdyvCVFQM/?format=pdf. Acesso em: 28 out. 2024.
CASSIANO, Célia C. de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Orientador: Kazumi Munakata. 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: história, política, sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CAVALCANTI, Erinaldo. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, [S. l.], v. 34, n. 72, 249-267, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/BHyffbbDR6gj5xFMQGsG8pK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2025.
CAVALCANTI, Erinaldo. O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil. Revista Antíteses, [S. l.] v. 15, n. 29, 127-154, 2022. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45213. Acesso em: 12 jan. 2025.
CAVALCANTI, Erinaldo. Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 14, 133-166, 2021. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1659. Acesso em: 12 jan. 2025.
CAVALCANTI, Erinaldo. La formación de profesores de Historia en Brasil: entre saberes, disputas y desafíos (2006-2020). Diálogo Andino, [S. l.], n. 74, p. 156-168, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0719-26812024000200156. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0719-26812024000200156&lng=en&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 07 jan. 2025.
CERRI, Luís F. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2133. Acesso em: 22 jan. 2025.
CIAMPI, Helenice. Os dilemas da formação do professor de História no mundo contemporâneo. Revista História Hoje, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 109–130, 2013. DOI: 10.20949/rhhj.v2i3.74. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/74. Acesso em: 31 jan. 2025.
COELHO, Mauro Cezar. “Decifra-me ou te devoro!” - os desafios propostos pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores e as licenciaturas em História (2002-2019). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. e0112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0112. Acesso em: 02 jan. 2024.
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baia. As licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 - Percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, v. 34, e192224, p. 1-39, 2018. Disponível: https://www.scielo.br/j/edur/a/hvnLnRX7NpxPqJ9YqrBBQHG/abstract/?lang=pt. Acesso 25 jan. 2025.
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Desafios do combate ao racismo: a formação de professores de História em discussão. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baia. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Educar em Revista, v. 37, p. e77098, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/h5n5B78LkcMTWxWbc95t5BF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2025.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 83-93, jan./jul. 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/15/201. Acesso em: 04 nov. 2024.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Epistemologia e prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Curitiba, v. 30, n. 3, p. 203-214, mai. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4013/401338538015.pdf. Acesso em: 04 nov. 2024.
FERREIRA, Ângela Ribeiro. A Prática de ensino na formação do professor de História no Brasil. Revista História Hoje, [S. l.] v. 3, n. 5, p. 301-320, 2014. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/123. Acesso em: 31 jan. 2025.
FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da História, a formação de professores e a Pós-graduação. Revista Anos 90, [S. l.], v. 23, n. 44, p. 21-50, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/68383. Acesso em: 24 jan. 2025.
FONSECA, Selva Guimarães, COUTO, Celia Regina. A formação de professores de história no Brasil: perspectivas desafiadoras de nosso tempo. In: ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães (org.). Espaço de formação do professor de história, p. 101-130. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FONSECA, Selva Guimarães. A constituição de saberes pedagógicos na formação inicial do professor de história na educação básica. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 149-156, 2017.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca; NAME, Leo. Epistemologia da laje. Tempo Social, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 153-172, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/wCwQPXPpVJVSx6cYgtmS5Lr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 out. 2024.
FREITAS, Itamar. Aprender e ensinar história nos anos finais da escolarização básica. Aracaju, SE: Editora Criação, 2014.
FREITAS, Itamar. Reformas educacionais e os currículos nacionais para o ensino de História no Brasil republicano (1931–2009). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/che-v12n1-2013-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/22903. Acesso em: 31 jan. 2025.
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. Cultura histórica e livro didático ideal: algumas contribuições de categorias rüsenianas para um ensino de História à brasileira. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/4298. Acesso em: 22 jan. 2025.
JENSEN, Jeppe Sinding. Epistemologia. Rever – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, ano, 13, n. 2, p. 171-191, jul./dez. 2013 (tradução: Eduardo Rodrigues da Cruz), p. 172. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/18418/13662. Acesso em: 28 out. 2025.
MADEIRA, Ana V. Magalhães. A difícil superação das dicotomias teoria/prática e formação específica/pedagógica: opções curriculares em licenciaturas de Ciências Biológicas. In: MACEDO, Roberto Sidnei [et al] (org.). Currículo e processos formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 77-91.
MONTEIRO, Ana Maria. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História Hoje, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 19-42, 2013. DOI: 10.20949/rhhj.v2i3.63. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/63. Acesso em: 31 jan. 2025.
MONTEIRO, Ana Maria. Os saberes dos professores sobre os conhecimentos que ensinam: trajetória de pesquisa em Ensino de História. In MONTEIRO, Ana Maria e RAJELO, Adriana (org.). Cartografias da pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, pp. 271-300, 2019.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223 f. Orientadora: Mirian Jorge Warde. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: história e filosofia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997.
NASCIMENTO, Erinaldo Ferreira do; ALVES, Erinaldo. Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Matemática: relação com a teoria epistemológica de Vygotsky. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29370. Acesso em: 28 out. 2024.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt Acesso em: 14 dez. 2024.
NÓVOA, Antonio. Profissão: Professor. Reflexões históricas e sociológicas. Análise Psicológica, n. 1-2-3, série 7, p. 435-456, 1989. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5229/1/AP-1989_123_435.pdf. Acesso em: 14 dez. 2024.
NUNES, João Arriscado. O resgate da epistemologia. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 45-70, mar. 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/693. Acesso em: 28 out, 2024.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. Desafios da formação inicial para a docência em História. Revista História Hoje, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 131–147, 2013. DOI: 10.20949/rhhj.v2i3.75. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/75. Acesso em: 31 jan. 2025.
OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 184-196, dez./1996. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/85016. Acesso em: 24 out. 2024.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 151-179, 2015. DOI: 10.5433/2238-3018.2015v21n2p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23856. Acesso em: 31 jan. 2025.
RIBEIRO, Renilson Rosa; RIBEIRO JÚNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi. O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 196–221, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26196. Acesso em: 24 out. 2024.
RICCI, Cláudia Sapag. Historiador e/ou professor de História: a formação nos cursos de graduação de História. Revista História Hoje, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 107–135, 2015. DOI: 10.20949/rhhj.v4i7.178. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/178. Acesso em: 31 jan. 2025.
SANTAELLA, Lucia. Epistemologia Semiótica. Cognitio, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 93-110, jan./jun. 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13531. Acesso em: 28 out. 2024.
SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77129, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77129. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xMVNGJvtBfYRNnnjPYDHvwN/. Acesso em: 24 jan. 2025.
SAUNDERS, Tanya L. Epistemologia negra sapatão como vetor de uma práxis humana libertária. Periódicus, Salvador, n. 7, v. 1, p. 101-116, mai./out. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/22275. Acesso em: 28 out. 2024.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana M.; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo S.(org). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007. p. 187-198.
SILVEIRA, Fernando Lang da. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 184-196, dez./1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7047. Acesso em: 24 out. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 05-24, 2000, p. 6-8. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
VIEIRA, Regina C. Moraes; GHEDIN, Evandro. A epistemologia proposta por Vygotsky e suas implicações para o ensino de ciências. In: GHEDIN, Evandro. Teorias psicopedagógicas do ensino-aprendizagem. Boa Vista: UERR Editora, 2012, p. 139-152.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Erinaldo Cavalcanti, Mauro Cezar Coelho

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
