Epistemologia da formação docente: o saber sobre ensino nas licenciaturas em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105154

Palavras-chave:

Formação docente, Epistemologia, História, Ensino e aprendizagem

Resumo

As licenciaturas em história tem sido objeto de reflexões que apontam suas especificidades, em especial suas fragilidades. Algumas delas são o descompasso entre teoria e prática, a centralidade do saber de referência, o espaço diminuto que as discussões didático pedagógicas ocupam no processo de formação e a ausência de discussões teóricas sobre os processos de ensino e aprendizagem que a História demanda e promove em crianças e adolescentes. O que se pretende discutir aqui, em diálogo com a produção já consolidada, é a natureza do conhecimento histórico que as licenciaturas professam. Se o campo educacional brasileiro tem consolidado a ideia de que a História, na Educação Básica, não tem o compromisso de formar pequenos historiadores e, considerando, que esse mesmo nível de ensino se volta para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, que conhecimento escolar as licenciaturas encaminham? O artigo aborda a perspectiva epistemológica presente nos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas em História, de forma a problematizar a formação sobre ensino e aprendizagem oferecida. O artigo analisa, pois, a concepção de ensinar subjacente à configuração curricular dos Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPPC). A análise que oferecemos argumenta que a formação inicial de professores de história, no Brasil, desconsidera a Escola como espaço de produção de conhecimento, não reconhece a cultura escolar, as práticas dos professores e os/as alunos/as da Educação Básica como objetos de reflexão com o mesmo estatuto que o passado ocupa no rol de conteúdos e reflexões que organiza os percursos curriculares oferecidos.

Biografia do Autor

Erinaldo Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará,  UFPA, Belém/PA, Brasil, atuando na graduação e na Pós-graduação. Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor e organizador de vários livros acadêmicos e didáticos. Tem diversos artigos publicados em português e espanhol em revistas especializadas no Brasil, Espanha, Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, México, Costa Rica, Panamá e Cuba. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq) e o Núcleo NEAB/GERA/UFPA. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da História; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. Coordena o projeto de pesquisa "Enseñanza de la Historia y formación docente en la Pan-Amazonía: entre saberes, disputas y narrativas en el tiempo presente (2010-2024)". Projeto de pesquisa que conta com a colaboração de pesquisadores da Universidad Pedagógica Nacional (UPN, Colômbia), Universidad del Valle (Univalle, Colômbia), Universidad Nacional Mayor San Marcos (UNMSM, Perú), Pontifícia Universidad Católica do Peru (PUCP-Peru), Universidad NAcional del Trujillo (UNP, Peru), Univserdad Nacional de Educação (UNAE, Equador), Universdidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL, Venezuela), Universidad Católica Andrés Bello (UCAB, Venezuela), Universidad Maior San Andrés (UMSA, Bolívia), Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Acre (UFAC) e tem por objetivo geral contribuir com a construção das pesquisas acerca do ensino de história e da formação docente no âmbito dos países amazônicos com foco na análise dos saberes docentes problematizando as matrizes curriculares como corpus documental, além da produção, catalogação e análise de relatos de estudantes em formação inicial nas instituições parceiras para problematizar como os futuros/as professores/as atribuem sentidos e significados à História, ao ensino e à Amazônia. É parecerista de revistas especializadas e membro do corpo editorial das Revistas Escritas do Tempo e Tempo e Argumento. Foi Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa de janeiro de 2018 a outubro de 2020. Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020) e segundo secretário da Diretoria Nacional da ABHO (Biênio 2020-2022). É um dos idealizadores e criadores da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH) e atualmente integra a diretoria nacional da Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutor em  História pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Professor na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Cavalcanti, E., & Coelho, M. C. (2025). Epistemologia da formação docente: o saber sobre ensino nas licenciaturas em história. Perspectiva, 43(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105154

Edição

Seção

Dossiê Ensino de História na encruzilhada: ontologia, epistemes e epistemologias