Mímesis em recosntrução:processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan UFSM - Santa Maria -RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Uma curiosidade surgida a partir da reformulção crítica de Habermas empreendida à teoria da mímesis de Adorno pode exposta através da seguinte indagação: qual é o efeito pedagógico da mímesis expressiva na teoria do agir comunicativo? A tentativa de eqüacionamento a essa pergunta visa , por um lado, (I) investigar como se relaciona a ação comunicativa - derivada por excelência deuma racionalidade aprendente, com o âmbito expressivo-mimético e, por outro, (II) elucidar a atuação da mímesis no interior da ação comunicativa. Tais questionamentos colocam em evidência uma discussão importante no quiz respeito ao relacionamento interno entre razão comunicativa, responsavél pela coordenação das diferentesinstâncias da racionalidade, e um de seus campos específicos de autonomia e diferenciação, o estético.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Trevisan, A. L. (2000). Mímesis em recosntrução:processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação. Perspectiva, 18(34), 107–124. https://doi.org/10.5007/%x