Estado do conhecimento das pesquisas sobre aprendizagem de pessoas jovens e adultas no campo da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65981

Resumo

O presente artigo resulta de um projeto de pesquisa intitulado “Fundamentos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil” que busca inventariar, sistematizar e analisar produções acadêmica no campo da EJA, que integra pesquisadores de diversos estados do Brasil e do exterior. Este texto objetiva compreender os principais fundamentos teórico-metodológicos que embasam os estudos sobre a aprendizagem, os autores recorrentes e a trajetória de pesquisa deles e dos orientadores no campo da EJA. Convém ponderar que se trata de abordagem quanti-qualitativa de caráter bibliográfico mediante análise de conteúdo, de natureza inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da aprendizagem na EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Meksenas (2002), Severino (2006) entre outros. Como resultado, destaca-se o número reduzido de artigos identificados nesse levantamento, que tem como foco de análise a aprendizagem de jovens e adultos, o que demonstra uma lacuna nesse campo de pesquisa. O tema aprendizagem ainda demonstra certa invisibilidade no contexto de produção teórica sobre desenvolvimento e aprendizagem, já que essas teorias se referem, historicamente, predominantemente, às crianças e aos adolescentes, sendo muito menos explorados esses processos em relação à vida adulta, o  que têm implicações importantes para a EJA, seja em relação às políticas de formação de professores para atuarem nessa modalidade de educação, em relação à inadequação de currículos, de metodologias, de materiais didáticos e das formas de avaliação adotadas.

Biografia do Autor

Adriana Regina Sanceverino, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS Erechim/RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Doutora em Educação pela UNISINOS/RS (2012); Pós-doutoranda na UFSC/SC (2017); Mestre em Educação e Cultura/UDESC (2004); Licenciada em Pedagogia/UDESC (1992). Vice-Líder de Grupo de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos/UFFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) /UFSC e Grupo de Pesquisa: Didática e Formação Docente/UDESC. Membro do Fórum de EJA de SC e RS e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB). Consultora da Proposta Curricular da EJA no Território Catarinense. Pesquisa temas relacionados à: Mediação Pedagógica, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Educação Popular. Autora, entre outros: Mediação na Formação dos Profissionais da Educação (Mercado de Letras); Uma Experiência de Universidade Pública que se Projeta como Popular (Ogs e Co-autoria/ ed. Outras Expressões); Campo, Educação e Trabalho (Ogs e Co-autoria/Copiart/UFFS) e da obra (no prelo/ Mercado de Lestras) Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos - resultado da tese de doutorado). E-mail: adrianarsanceverino@gmail.com

Ivanir Ribeiro, Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Florianópolis/SC

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares.

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Sanceverino, A. R., Ribeiro, I., & Laffin, M. H. L. F. (2020). Estado do conhecimento das pesquisas sobre aprendizagem de pessoas jovens e adultas no campo da EJA. Perspectiva, 38(1), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65981

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas sobre produção acadêmica em educação de jovens e adultos