Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n388051

Palavras-chave:

Gênero, Currículo, Ensino jurídico, Estudos pós-estruturalistas, Pesquisa documental

Resumo

Problematizamos, por meio deste artigo, a existência ou inexistência de disciplinas versando sobre gênero em grades curriculares de cursos de direito de sete universidades federais, situadas nos três estados da Região Sul do Brasil. Diante da atual publicação das diretrizes curriculares para cursos de direito brasileiros, efetuamos a análise documental em projetos pedagógicos, grades curriculares, ementas e planos de ensino previstos pelos cursos das instituições de ensino pesquisadas. Por meio da revisão bibliográfica e de metodologia fundamentada em análise documental, pautadas no viés pós-estruturalista e interdisciplinar, buscamos compreender o como da formação dos currículos acadêmicos. A partir dos resultados empíricos auferidos, questionamos as disputas que elegem alguns conteúdos como centrais e outros como saberes hierarquicamente inferiores na formação jurídica.

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Biografia do Autor

Ana Clara Correa Henning, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Adjunta no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordena o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico (CNPq). Possui experiência em pesquisas jurídicas que conectem direito e arte, estudos foucaultianos, estudos decoloniais, feminismo jurídico, ensino do direito e/ou que desenvolvam investigações empíricas.

Eponina Vitola Boeira, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Direito

Mestra em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, pós-graduada em nível de especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Castelo Branco e em Direito Previdenciário pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Integrou o Conselho de Recursos da Previdência Social, na condição de Conselheira Suplente no período de 2009 a 2022. Atualmente, milita na advocacia previdenciária, trabalhista e de defesa dos direitos das mulheres e desenvolve pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel, no campo dos direitos sociais, metodologia jurídica, feminismo, gênero e decolonialidade.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Correa Henning, A. C., Veiras Collares, L., & Boeira, E. V. (2023). Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricos. Revista Estudos Feministas, 31(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n388051

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