Filosofia (feminista) da ciência: a contribuição de Nancy Tuana
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n393421Palavras-chave:
filosofia da ciência, epistemologia crítica, feminismoResumo
Nos últimos quarenta anos, amplificou-se o campo dos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência. Parte dessa evolução tem a ver com o desenvolvimento de epistemologias críticas; por exemplo, a análise das práticas científicas pelo olhar feminista. Ressaltamos, neste artigo, a produção intelectual de uma importante autora, Nancy Tuana. O propósito é o de demonstrar à comunidade de estudiosas do feminismo o estado atual do debate sobre ciência e gênero, realçando o mérito de uma bibliografia que revitalizou as primeiras discussões feministas em epistemologia. Baseado em algumas das publicações mais emblemáticas da personagem, o texto faz uma apresentação panorâmica de seus pensamentos. E conclui que as reflexões da autora (que mesclam perspectivas analíticas herdadas e renovadas) mantêm intacto o valor da crítica feminista para a ciência contemporânea.
Downloads
Referências
BARBOSA, Eduarda Calado. “Introdução”. In: BARBOSA, Eduarda Calado (Org.). Textos selecionados de filosofia feminista. Pelotas: NEPFIL, 2023. p. 13-17.
BLAZQUEZ-GRAF, Norma. “Epistemología feminista: temas centrales”. In: BLAZQUEZ-GRAF, Norma; FLORES-PALACIOS, Fátima; RÍOS-EVERARDO, Maribel (Coords.). Investigación feminista: epistemología, metodología y representaciones sociales. Ciudad de México: UNAM, 2012. p. 21-38.
ECHEVERRÍA, Javier. Filosofía de la ciencia. Madrid: Akal, 1995.
GALAVOTTI, Maria Carla; DIEKS, Dennis; GONZALEZ, Wenceslao; HARTMANN, Stephan; UEBEL, Thomas; WEBER, Marcel (Eds.). New directions in the philosophy of science. Cham: Springer, 2014.
GONÇALVES, Clarissa Mendes. “Saber científico e corpos femininos: quando ignorância se transforma em epistemologia”. Inter-Legere, Natal, v. 3, n. 29, p. 1-28, 2020. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/22031. Acesso em 06/04/2024.
HARDING, Sandra. The science question in feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986.
HARDING, Sandra. “Introduction: is there a feminist method?”. In: HARDING, Sandra (Ed.). Feminism and methodology: social science issues. Bloomington: Indiana University Press, 1987. p. 1-14.
HARDING, Sandra. Objectivity and diversity: another logic of scientific research. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.
HASLANGER, Sally. “Changing the ideology and culture of philosophy: not by reason (alone)”. Hypatia, v. 23, n. 2, p. 210-223, 2008.
KELLER, Evelyn. Reflections on gender and science. New Haven: Yale University Press, 1985.
LONGINO, Helen. “Feminism and philosophy of science”. Journal of Social Philosophy, v. 21, n. 2/3, p. 150-159, 1990a.
LONGINO, Helen. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990b.
LONGINO, Helen; LENNON, Kathleen. “Feminist epistemology as a local epistemology”. Proceedings of the Aristotelian Society: supplementary volumes, v. 71, p. 19-35, 1997.
MAFFÍA, Diana. “Disidencia sexual y epistemología de la resistência”. Avatares Filosóficos, Buenos Aires, n. 5, p. 103-116, 2018. Disponível em http://revistas.filo.uba.ar/index.php/avatares/article/view/3418/2313. Acesso em 12/04/2024.
NERSESSIAN, Nancy (Ed.). The process of science: contemporary philosophical approaches to understanding scientific practice. Dordrecht: Kluwer, 1987.
RICHARDSON, Sarah. “Feminist philosophy of science: history, contributions, and challenges”. Synthese, n. 177, p. 337-362, 2010.
SOUZA, Hemilly Cerqueira. O uso de epistemologias feministas no desenvolvimento de propostas pedagógicas para um ensino de ciências voltado à promoção de equidade de gênero. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.
STEVENSON, Leslie; BYERLY, Henry. The many faces of science: an introduction to scientists, values, and society. 2 ed. Boulder: Westview Press, 2000.
TUANA, Nancy. “The weaker seed: the sexist bias of reproductive theory”. Hypatia: special issue: feminism and science: part 2, v. 3, n. 1, p. 35-59, 1988.
TUANA, Nancy. The less noble sex: scientific, religious, and philosophical conceptions of woman’s nature. Bloomington: Indiana University Press, 1993.
TUANA, Nancy. “The values of science: empiricism from a feminist perspective”. Synthese, v. 104, n. 3, p. 441-461, sept. 1995.
TUANA, Nancy. “Coming to understand: orgasm and the epistemology of ignorance”. Hypatia, v. 19, n. 1, p. 194-232, 2004.
URBINA-GUTIÉRREZ, María. “Crítica a la epistemología feminista ante el pensamiento científico moderno”. Revista Estudios Culturales, Naguanagua, v. 11, n. 22, p. 57-70, jul./dic. 2018. Disponível em http://servicio.bc.uc.edu.ve/multidisciplinarias/estudios_culturales. Acesso em 13/04/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Feministas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.