Filosofia (feminista) da ciência: a contribuição de Nancy Tuana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n393421

Palavras-chave:

filosofia da ciência, epistemologia crítica, feminismo

Resumo

Nos últimos quarenta anos, amplificou-se o campo dos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência. Parte dessa evolução tem a ver com o desenvolvimento de epistemologias críticas; por exemplo, a análise das práticas científicas pelo olhar feminista. Ressaltamos, neste artigo, a produção intelectual de uma importante autora, Nancy Tuana. O propósito é o de demonstrar à comunidade de estudiosas do feminismo o estado atual do debate sobre ciência e gênero, realçando o mérito de uma bibliografia que revitalizou as primeiras discussões feministas em epistemologia. Baseado em algumas das publicações mais emblemáticas da personagem, o texto faz uma apresentação panorâmica de seus pensamentos. E conclui que as reflexões da autora (que mesclam perspectivas analíticas herdadas e renovadas) mantêm intacto o valor da crítica feminista para a ciência contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Flavio da Costa Reis Júnior, Universidade de Brasília

É licenciado em Geografia (Universidade Federal de Pelotas, 2000), mestre em Geografia (Universidade Estadual Paulista, 2003) e doutor em Ciências (UNICAMP, 2007). Pesquisador nas áreas de História, Filosofia e Ensino da Ciência Geográfica. Professor Associado 3, junto ao Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, UnB (lotação desde dezembro de 2008).

Referências

BARBOSA, Eduarda Calado. “Introdução”. In: BARBOSA, Eduarda Calado (Org.). Textos selecionados de filosofia feminista. Pelotas: NEPFIL, 2023. p. 13-17.

BLAZQUEZ-GRAF, Norma. “Epistemología feminista: temas centrales”. In: BLAZQUEZ-GRAF, Norma; FLORES-PALACIOS, Fátima; RÍOS-EVERARDO, Maribel (Coords.). Investigación feminista: epistemología, metodología y representaciones sociales. Ciudad de México: UNAM, 2012. p. 21-38.

ECHEVERRÍA, Javier. Filosofía de la ciencia. Madrid: Akal, 1995.

GALAVOTTI, Maria Carla; DIEKS, Dennis; GONZALEZ, Wenceslao; HARTMANN, Stephan; UEBEL, Thomas; WEBER, Marcel (Eds.). New directions in the philosophy of science. Cham: Springer, 2014.

GONÇALVES, Clarissa Mendes. “Saber científico e corpos femininos: quando ignorância se transforma em epistemologia”. Inter-Legere, Natal, v. 3, n. 29, p. 1-28, 2020. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/22031. Acesso em 06/04/2024.

HARDING, Sandra. The science question in feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986.

HARDING, Sandra. “Introduction: is there a feminist method?”. In: HARDING, Sandra (Ed.). Feminism and methodology: social science issues. Bloomington: Indiana University Press, 1987. p. 1-14.

HARDING, Sandra. Objectivity and diversity: another logic of scientific research. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.

HASLANGER, Sally. “Changing the ideology and culture of philosophy: not by reason (alone)”. Hypatia, v. 23, n. 2, p. 210-223, 2008.

KELLER, Evelyn. Reflections on gender and science. New Haven: Yale University Press, 1985.

LONGINO, Helen. “Feminism and philosophy of science”. Journal of Social Philosophy, v. 21, n. 2/3, p. 150-159, 1990a.

LONGINO, Helen. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990b.

LONGINO, Helen; LENNON, Kathleen. “Feminist epistemology as a local epistemology”. Proceedings of the Aristotelian Society: supplementary volumes, v. 71, p. 19-35, 1997.

MAFFÍA, Diana. “Disidencia sexual y epistemología de la resistência”. Avatares Filosóficos, Buenos Aires, n. 5, p. 103-116, 2018. Disponível em http://revistas.filo.uba.ar/index.php/avatares/article/view/3418/2313. Acesso em 12/04/2024.

NERSESSIAN, Nancy (Ed.). The process of science: contemporary philosophical approaches to understanding scientific practice. Dordrecht: Kluwer, 1987.

RICHARDSON, Sarah. “Feminist philosophy of science: history, contributions, and challenges”. Synthese, n. 177, p. 337-362, 2010.

SOUZA, Hemilly Cerqueira. O uso de epistemologias feministas no desenvolvimento de propostas pedagógicas para um ensino de ciências voltado à promoção de equidade de gênero. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.

STEVENSON, Leslie; BYERLY, Henry. The many faces of science: an introduction to scientists, values, and society. 2 ed. Boulder: Westview Press, 2000.

TUANA, Nancy. “The weaker seed: the sexist bias of reproductive theory”. Hypatia: special issue: feminism and science: part 2, v. 3, n. 1, p. 35-59, 1988.

TUANA, Nancy. The less noble sex: scientific, religious, and philosophical conceptions of woman’s nature. Bloomington: Indiana University Press, 1993.

TUANA, Nancy. “The values of science: empiricism from a feminist perspective”. Synthese, v. 104, n. 3, p. 441-461, sept. 1995.

TUANA, Nancy. “Coming to understand: orgasm and the epistemology of ignorance”. Hypatia, v. 19, n. 1, p. 194-232, 2004.

URBINA-GUTIÉRREZ, María. “Crítica a la epistemología feminista ante el pensamiento científico moderno”. Revista Estudios Culturales, Naguanagua, v. 11, n. 22, p. 57-70, jul./dic. 2018. Disponível em http://servicio.bc.uc.edu.ve/multidisciplinarias/estudios_culturales. Acesso em 13/04/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Reis Júnior, D. F. da C. (2024). Filosofia (feminista) da ciência: a contribuição de Nancy Tuana. Revista Estudos Feministas, 32(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n393421

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.