Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174161

Palavras-chave:

mulheres, carreira, barreiras, estratégias

Resumo

As mulheres permanecem historicamente sub-representadas em carreiras predominantemente masculinas (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), desde a formação até a inserção no mercado de trabalho. Nestas carreiras, elas são submetidas a mecanismos de exclusão que dificultam o enfrentamento das barreiras encontradas. O presente artigo teve como objetivo analisar, por meio de um estudo qualitativo com 15 mulheres, as barreiras e as estratégias de enfrentamento utilizadas por estudantes e profissionais femininas em carreiras predominantemente masculinas. Os resultados demonstram que as barreiras são mais percebidas do que as estratégias, em especial as relativas a assédio, discriminação de gênero e cobranças excessivas. Conclui-se serem necessárias ações de intervenção que ofereçam estratégias de permanência para mulheres em carreiras nas quais permanecem minoria.

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Biografia do Autor

Ligia Carolina Oliveira-Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora e mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Coordenadora do grupo de pesquisa “Trabalhando com as Marias: Psicologia, carreira e gênero” (CNPq).

Vanessa Aparecida Diniz Parreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia; Integrante do grupo de pesquisa “Trabalhando com as Marias: Psicologia, carreira e gênero” (CNPq).

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Oliveira-Silva, L. C., & Parreira, V. A. D. (2022). Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas. Revista Estudos Feministas, 30(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174161

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