Ação empreendedora na educação básica: particularidades do empreendedorismo em uma escola pública de Uberlândia-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e103178

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ações Empreendedoras, Educação, Empreendedorismo Público

Resumo

Objetivo de pesquisa: Analisar a implementação de ações empreendedoras em uma escola de educação básica da rede pública estadual, no município de Uberlândia no Triângulo Mineiro.

Enquadramento teórico: O artigo expõe o empreendedorismo no setor público a partir de uma perspectiva de ação empreendedora, especificamente no contexto educacional. 

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observação não-participante. Adotou-se como procedimento de coleta de dados a técnica de análise de conteúdo.

Resultados: Os resultados apontam que a implementação das ações empreendedoras representou maior visibilidade institucional, trabalho coletivo e interdisciplinar, melhoria no desempenho dos estudantes, desenvolvimento de habilidades, autonomia e criatividade. 

Originalidade: O trabalho analisa o desenvolvimento de projetos e ações empreendedoras no contexto de uma escola pública, lançando luzes sobre suas particularidades, repercussões e impactos.

Contribuições teóricas e práticas: As contribuições teóricas são a articulação entre o empreendedorismo, ações empreendedoras no contexto da educação. E as práticas refletem a estruturação de projetos que estimulem uso de metodologias ativas, troca de experiências, e o desenvolvimento de atividades inovadoras de natureza pedagógica e de gestão escolar.

Biografia do Autor

Maria Vivaldina Rodrigues de Moura, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAdm/FAGEN/UFU).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Professor Associado Nível I da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios/Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU).

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

Moura, M. V. R. de, & Borges, A. F. (2025). Ação empreendedora na educação básica: particularidades do empreendedorismo em uma escola pública de Uberlândia-MG. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–28. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e103178

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