As Competências Centrais do Sucessor de Negócios Familiares a partir das Representações Sociais de Fundadores, Gestores e Herdeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e80168

Palavras-chave:

Empresas Familiares, Competências centrais, Sucessão, Representações Sociais

Resumo

Este estudo identifica as competências do sucessor de empresas familiares a partir das representações sociais dos fundadores, sucessores, gestores e herdeiros, pouco investigadas pela literatura nacional e internacional. A análise de dados foi feita por meio da Técnica de Evocação de Palavras a partir de 76 respondentes, que evocaram 367 competências agrupadas em 56 categorias. As evidências indicam dez competências centrais: preparado – com conhecimento (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber agir) –, responsável, comprometido, gestor, líder, respeitador, ético, perpetuador da cultura da organização, resiliente e visionário. Tais competências demonstram como esse grupo social, baseado em suas experiências e vivências diárias, percebe o sucessor da empresa familiar, indicando que um gestor possuidor dessas competências pode ter mais chance de obter resultados positivos para o negócio familiar.

Biografia do Autor

Marcela de Freitas Thomas

MSc em Administração e Contábeis na Fucape Business School

Marcia Juliana d'Angelo, Fucape Business School

Professora Associada de Estratégia & Organização na Fucape Business School. Doutora e Mestre em Administração de Empresas (com distinção) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra. Coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade das Organizações (CESO) e do Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar (CEAGE), ambos na Fucape Business School. Membro do Corpo Editorial Científico da Brazilian Business Review (BBR) e do Conselho Editorial da Revista Estudos e Pesquisa em Administração (REPAD). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora nas temáticas de estratégia & gestão, em particular: estratégia nas organizações, estratégia & sustentabilidade, empreendedorismo social, marketing & sustentabilidade, gestão escolar, e estudos organizacionais em sustentabilidade.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua área de concentração é macroeconomia, nos temas: (1) Cenário Macroeconômico interno, de âmbito nacional (política econômica e crescimento econômico); e cenário macroeconômico interno, de âmbito regional (economia do estado do Espírito Santo). (2) Cenário Macroeconômico externo (comércio exterior, internacionalização de mercados, Regulação do Comércio Internacional, Economia Política das Relações Internacionais). É professora assistente (graduação e mestrado); Coordenadora dos cursos de Gestão Estratégica de Negócios e de Gerenciamento de Projetos, da Pós-Graduação Lato-Sensu da Fucape Business School. É coordenadora do Projeto PIBIC FUCAPE. É articulista da Revista ESBrasil. Foi coordenadora dos cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) da FUCAPE Business School no período 2010 a 2016.

Sergio Augusto Pereira Bastos, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Área de pesquisa principal: estratégias políticas empresariais, ou seja, a interseção entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, com destaque para as indústrias reguladas. Outros interesses de pesquisa incluem: alianças e redes estratégicas, estratégia e desempenho, sistemas de medição de desempenho, gestão de stakeholders e governança corporativa. Atualmente, é professor associado da FUCAPE Business School e consultor de empresas da Substantiva Consultoria. Trabalhou para: IBM, PriceWaterhouseCoopers, Mesbla, O Globo e Andersen Consulting (Accenture).

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Publicado

02-02-2023

Como Citar

Thomas, M. de F., d’Angelo, M. J., Teixeira, A. M. C., & Bastos, S. A. P. . (2023). As Competências Centrais do Sucessor de Negócios Familiares a partir das Representações Sociais de Fundadores, Gestores e Herdeiros . Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 133–151. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e80168

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