Evidências de validade de uma escala sobre a LGBTQfobia nas relações de consumo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e80415Palavras-chave:
Discriminação percebida, LGBTQ, Escala, Consumo, BrasilResumo
Objetivo: O artigo retrata a validação de uma escala para analisar a discriminação percebida pelo cliente LGBTQ no Brasil, e os resultados emocionais do processo discriminatório. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e testar esta escala com o público-alvo.
Metodologia/abordagem: Quantitativo, de levantamento online, com amostragem não probabilística junto a 210 participantes.
Originalidade/relevância: Amplia os estudos em marketing, comportamento do consumidor e marketing e sociedade, acerca das temáticas diversidade sexual e discriminação nas relações de consumo.
Principais resultados: As evidências empíricas apontam que a escala é eficaz para explicar o fenômeno, e indicam proeminência da discriminação sultil. Ademais, o indicador com a maior intensidade de discriminação está contemplado no construto nível do atendimento: atendimento inferior por eu me identificar como LGBTQ. Não é possível afirmar que a discriminação prediz a frustração e o desamparo, mas essas questões estão correlacionadas.
Contribuições Teóricas: Este estudo buscou preencher uma lacuna na literatura de marketing e comportamento do consumidor, validando um instrumento para avaliar a discriminação percebida por clientes LGBTQ nas relações de consumo, um segmento pouco explorado no Brasil
Contribuições para a Gestão: Além da importância social e humanitária, implícitas na pesquisa, os resultados podem servir às organizações públicas e privadas no processo de desenvolvimento de políticas públicas e ações de prevenção e combate à discriminação.
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