Gestão Gerencialista e Trabalho Docente: aproximações com a produção de subjetividades na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e82776

Palavras-chave:

Gestão Gerencialista, Gerencialismo, Trabalho Docente, Modos de Subjetivação

Resumo

O gerencialismo é conhecido por facilitar práticas de gestão que possibilitam o exercício do poder por meio de ideologias marcantes na produção da subjetividade dos trabalhadores. Assim, esta pesquisa objetivou investigar como os modos de subjetivação se apresentam, a partir da gestão gerencialista, no cotidiano do trabalho docente em instituições privadas de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com 16 docentes de 3 instituições privadas de Curitiba-PR. Os relatos permitiram compreender que a ideologia gerencialista influencia as escolhas, percepções, expectativas e significados do trabalho. O gerencialismo constrói um método de trabalho centrado no pertencimento e na adesão voluntária, tomando a educação como serviço que deve atender às demandas do mercado. Os resultados também revelaram que as práticas gerenciais estão ligadas a fatores objetivos e subjetivos. No entanto, elementos de singularidades também se revelam como resistências e reflexões frente às ideologias promovidas pela gestão.

Biografia do Autor

Renata Gabriele dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
E-mail: drenatagabriele@gmail.com

Leonardo Tonon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professor adjunto do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Avenida Sete de Setembro, 3.165, Dagee, Rebouças, Curitiba – PR – Brasil – CEP 80230-901
E-mail: leonardotonon@utfpr.edu,br

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, SP: Boitempo. 2009.

ANTUNES, R. Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38, 2017. Anais..., São Luís do Maranhão, 2017. p. 1-15.

ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 18, n. 57, p. 345-348, abr./ jun. 2011.

ARAÚJO, C. V. B. Ensino superior brasileiro: expansão e transformação a partir dos anos 1990 (pp. 115). Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social), Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes., 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BÉHAR, A. H. Meritocracia enquanto ferramenta da ideologia gerencialista na captura da subjetividade e individualização das relações de trabalho: uma reflexão crítica. Organizações & Sociedade, v. 26, n. 89, p. 249-268, 2019. https://doi.org/10.1590/1984-9260893.

BENDASSOLLI, P. F. Prefácio. In: GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. 2. ed. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.

BOSI, A. P.. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, 2007. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400012.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Democracia, estado social e reforma gerencial. RAE, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 1-5, mar. 2010. https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000100009.

BRUNO, L. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de educação, São Paulo, v. 16, n. 48, p. 545-562, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000300002.

CARVALHO JÚNIOR, A; ALVES, G. Precarização do trabalho docente e o adoecimento do professor de IES privadas. Revista da RET - Rede de Estudos do Trabalho, Ano VIII, n.16, 2015. Disponível em: http://www.criticadocapital.org/RRET%2016/RevistaRET16.htm. Acesso em: 23 mar. 2020.

CHAUÍ, M. A Universidade Pública sob Nova Perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n.24, p.5-15, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez-Obor, 1992.

DEJOURS, C. A psicologia das massas sob a perspectiva da clínica do trabalho. In: Dejours, C. Trabalho vivo. Trabalho e emancipação. Brasília, 2012.

DUFOUR, D. R. O homem neoliberal: da redução das cabeças à mudança dos corpos. Le Monde Diplomatique Brasil. 1 abr. 2005. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-homem-neoliberal-dareducao-das-cabecas-a-mudanca-dos-corpos/. Acesso em: 09 ago. 2018.

GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Idéias e Letras, São Paulo, 2007.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 11. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011. 327p.

KERN, J. O sentido do trabalho para profissionais da educação: Uma análise comparativa entre professores de instituição da rede pública de Santa Maria – RS (pp.102). Dissertação (Mestrado em Administração), UFMS, 2016.

KLIKAUER, T. Managerialism: a critique of an ideology. London: Palgrave Macmillan, 2013. https://doi.org/10.1057/9781137334275.

LIMA, L. A. Os impactos das condições de trabalho sobre a subjetividade do professor de ensino superior privado de Campinas. (p.146) Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação (FE), 2012.

MINAYO, M. C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 31- 50, 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior privadas: uma análise crítica. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 17, n. 2, p. 294-304, jun, 2019. https://doi.org/10.1590/1679-395173014.

MILL, D.. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G.. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010. p. 23-40

MISOCZKY, M. C.; ABDALA, P. R. Z.; DAMBORIARENA, L. A trajetória ininterrupta da Reforma do Aparelho de Estado no Brasil: Continuidades nos Marcos do Neoliberalismo e do Gerencialismo. Administração Pública e Gestão Social, v. 9, n. 3, p. 184-193, 2017. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.5126.

MORO, A. L. C.; AMAZARRAY, M. R. Trabalho, subjetividade e gestão gerencialista: um estudo com trabalhadores do comércio. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 117-130, 2019. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p117-130.

NORONHA, M. M. B. Condições do exercício profissional da professora e os seus possíveis efeitos sobre a saúde: estudo de casos das professoras do ensino fundamental em uma escola pública de Montes Claros, Minas Gerais. (pp.157). Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Belo Horizonte: Faculdade de Medicina/ UFMG, 2001.

OLIVEIRA, M. R. G. (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

OLIVEIRA, S. R. et al.. Buscando o sentido do trabalho [CD-ROM]. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 28, 2004. Anais, Curitiba-PR, 2004.

OLIVEIRA, L. J.; PIRES, A. P. V. Da precarização do trabalho docente no Brasil e o processo de reestruturação produtiva. Revista do Direito Público, Londrina, v. 9, n. 1, p. 73-100, jan./ abr. 2014. http://dx.doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n1p73.

ONUMA, F. M. S.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. Ideologia Gerencialista, Poder e Gestão de Pessoas na Administração Pública e Privada: uma interpretação sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 42, p. 106-120, 2015. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p106.

PAGÈS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

PARKER, M. Against management. Cambridge: Polity Press, 2002.

PEREIRA, L. R.; ANJOS, D. D. dos. O professor de Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. In: Seminário Internacional de Educação Superior, Anais...Sorocaba, 2014, p. 1-11.

PELLIZARI, K.; CARVALHO NETO, A. O fator econômico e as relações de força e poder no discurso gerencialista. Farol, v. 06, n.15. p. 292-324, abr. 2019. https://doi.org/10.25113/farol.v6i15.3378.

PESSINA, M. E. H.; SIMÕES, P. E. M.; KRAYCHETE, E. S.; SILVA, S. E. V. Discurso Gerencialista nas Organizações não Governamentais (ONGs) e Ideário Neoliberal pós 1990: Análise a partir da Cooperação Internacional não Governamental para o Desenvolvimento. Revista Gestão & Planejamento, v. 21, n. 1, p. 279-297, 2020. https://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v.21.6602.

ROSSATO, E. As transformações no mundo do trabalho. VIDYA, Santa Maria, v. 19, n. 36, p. 151-159, jul./ dez. 2001.

SILVA, M G. M..Trabalho docente na pós-graduação: a lógica da produtividade em questão. 2008. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SENNETT, R. A Corrosão do Caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução: Marcos Santarrita. 5..ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TEIXEIRA, J. C.; PERDIGÃO, D. A.; CARRIERI, A. de P. O discurso gerencialista e a construção de ideais estéticos femininos e masculinos. Farol, v.3, n.7, ago, 2016. https://doi.org/10.25113/farol.v3i7.2679.

TINOCO, D. D. S. A influência do Novo Gerencialismo Público na política de educação superior. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 10, n. 2, p. 4-15, 2013.

TONON, L.. Gestão Gerencialista e a produção de estilos de vida de executivos: ruptura e (im)possibilidades. (pp. 143). Tese (Doutorado em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2014.

TONON, L.; GRISCI, C. L. I. Gestão gerencialista e estilos de vida de executivos. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 1, p. 15-39, 2015. https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n1p15-39.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

dos Santos, R. G., & Tonon, L. (2023). Gestão Gerencialista e Trabalho Docente: aproximações com a produção de subjetividades na contemporaneidade. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e82776

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.