Ser professor de Administração em instituições privadasna Sociologia da Ciência: uma análise pragmatista baseada
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e88238Palavras-chave:
Professores de Administração, Instituições de ensino superior privadas, Sociologia da Ciência, Sociologia pragmatista francesaResumo
Este estudo buscou compreender a configuração da área de atuação docente em Administração nas instituições de ensino superior privadas e a ação desses profissionais. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Administração nos municípios de Florianópolis e de Londrina. Também foram utilizados alguns documentos. Como este estudo é pragmatista, a análise de dados foi realizada de acordo com os operadores analíticos que provieram dos dados e com o apoio teórico, principalmente, da Sociologia da Ciência e da Sociologia pragmatista francesa. Os resultados demonstraram que as IES privadas constituem um campo de atuação específico e distinto, e que os docentes entrevistados experienciam as mesmas condições de trabalho de outros profissionais das organizações do setor competitivo, como flexibilidade e curto prazo, insegurança da profissão, entre outras.
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