The Core Competencies of the Family Business Successor from the Social Representations of Founders, Managers and Heirs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e80168

Keywords:

Family Businesses, Core competencies, Succession, Social Representations

Abstract

This study identifies family businesses' successors' competencies based on the social representations of the founders, successors, managers, and heir, little investigated by national and international literature. Data analysis was performed using the Word Evocation Technique from 76 respondents, who evoked 367 competencies grouped into 56 categories. The evidence indicates ten core competencies: prepared - with knowledge (know), skills (know how to do) and attitudes (know how to act) -, responsible, committed, manager, leader, respectful, ethical, perpetuator of the organization's culture, resilient and visionary. Such competencies demonstrate how this social group, based on its daily experiences and perceives the family business's successor, indicates that a manager who possesses these skills may be more likely to obtain favorable family business results.

Author Biographies

Marcela de Freitas Thomas

MSc em Administração e Contábeis na Fucape Business School

Marcia Juliana d'Angelo, Fucape Business School

Professora Associada de Estratégia & Organização na Fucape Business School. Doutora e Mestre em Administração de Empresas (com distinção) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra. Coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade das Organizações (CESO) e do Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar (CEAGE), ambos na Fucape Business School. Membro do Corpo Editorial Científico da Brazilian Business Review (BBR) e do Conselho Editorial da Revista Estudos e Pesquisa em Administração (REPAD). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora nas temáticas de estratégia & gestão, em particular: estratégia nas organizações, estratégia & sustentabilidade, empreendedorismo social, marketing & sustentabilidade, gestão escolar, e estudos organizacionais em sustentabilidade.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua área de concentração é macroeconomia, nos temas: (1) Cenário Macroeconômico interno, de âmbito nacional (política econômica e crescimento econômico); e cenário macroeconômico interno, de âmbito regional (economia do estado do Espírito Santo). (2) Cenário Macroeconômico externo (comércio exterior, internacionalização de mercados, Regulação do Comércio Internacional, Economia Política das Relações Internacionais). É professora assistente (graduação e mestrado); Coordenadora dos cursos de Gestão Estratégica de Negócios e de Gerenciamento de Projetos, da Pós-Graduação Lato-Sensu da Fucape Business School. É coordenadora do Projeto PIBIC FUCAPE. É articulista da Revista ESBrasil. Foi coordenadora dos cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) da FUCAPE Business School no período 2010 a 2016.

Sergio Augusto Pereira , Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Área de pesquisa principal: estratégias políticas empresariais, ou seja, a interseção entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, com destaque para as indústrias reguladas. Outros interesses de pesquisa incluem: alianças e redes estratégicas, estratégia e desempenho, sistemas de medição de desempenho, gestão de stakeholders e governança corporativa. Atualmente, é professor associado da FUCAPE Business School e consultor de empresas da Substantiva Consultoria. Trabalhou para: IBM, PriceWaterhouseCoopers, Mesbla, O Globo e Andersen Consulting (Accenture).

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Published

2023-02-02

How to Cite

Thomas, M. de F., d’Angelo, M. J., Teixeira, A. M. C., & Sergio Augusto Pereira. (2023). The Core Competencies of the Family Business Successor from the Social Representations of Founders, Managers and Heirs. Journal of Administration Science, 24(64), 133–151. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e80168

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