Perspectivas de carreira da geração Z
um estudo na Empresa Júnior de Administração da Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e82847Palabras clave:
Carreira, Geração Z, Empresa Júnior, AdministraçãoResumen
A geração Z é composta por indivíduos antenados e inquietos, que estão constantemente buscando o novo. Objetivando compreender as perspectivas de carreira destes indivíduos, este estudo se concentrou na investigação de membros e ex-membros da Empresa Júnior de Administração, graduandos e egressos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve duas fases: questionário de âncoras de carreira para traçar o perfil dos entrevistados e entrevistas com roteiro semiestruturado. Os resultados apontam que as âncoras mais presentes são (i) dedicação a uma causa, (ii) desafio puro e (iii) autonomia/independência, reforçando o perfil da geração Z, caracterizado pela inquietação, flexibilidade, inovação e busca por desafios. A carreira acaba sendo caracterizada por dúvidas, incertezas, falta de experiência e de planejamento de carreira eficaz. A Empresa Júnior apresenta-se também como um ambiente de desenvolvimento de competências e aprendizagem, aliando teoria e prática.
Citas
ARAÚJO, E. T.; MOREIRA, M. A.; GOMES, S. C.; AQUIME, M. L. P. Fatores de decisão de carreira durante a graduação. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 2, p. 151-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v8i2.35577
AVENI, A.; FIACO, R. M. D.; GOIS, T. C. Empresas Júnior: suas características com base nas pesquisas nacionais da Brasil Júnior e em Brasília no Distrito Federal. Universitas Gestão e TI, Brasília, v. 6, n. 1, p. 21-31, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v6i1.3902
BARANCHENKO, Y.; XIE, Y.; LIN, Z.; LAU, M. C. K.; MA, J. Relationship between employability and turnover intention: the moderating effects of organizational support and career orientation. Journal of management organization, v. 26, n. 2, pp. 241-262, 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/jmo.2019.77
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL JÚNIOR. Parecer Final Selo EJ 2014. Brasília: Confederação Brasileira de Empresas Juniores, 2014. Recuperado em 25 jul. 2020, de: https://issuu.com/brasiljunior/docs/selo_ej_-_edital_2014.
BRAVO, J.; SEIBERT, S. E.; KRAIMER, M. L.; WAYNE, S. Measuring career orientations in the era of the boundaryless career. Journal of Career Assessment, v. 6, p. 1-11, nov. 2015.
CHAPMAN, J. R. An empirically derived framework for conceptualizing Schein’s career orientation theory. Journal of Career Assessment, v.24, n. 4, p. 669-684, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1069072715616107
CHUANG, N. K.; LEE, P. C.; KWOK, L. Assisting students with career decision-making difficulties: Can career decision-making self-efficacy and career decision-making profile help? Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, v. 26, n.100235, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2019.100235
CLOSS, L. S.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S. História de Vida e Trajetórias Profissionais: Estudo com Executivos Brasileiros. Revista da Adm. Contemporânea, v. 19, n. 4, p. 525-543, jul./ago. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151951
COLET, D. S.; MOZZATO, A. R. Nativos digitais: características atribuídas por gestores à geração Z. Desenvolve - Revista de Gestão do Unilasalle, v. 8, n. 25, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5020
CORDEIRO, H. T. D.; FREITAG, B. B.; FISCHER, A. L. ALBUQUERQUE, L. G. A questão das gerações no campo da gestão de pessoas: tema emergente? Revista de Carreiras e Pessoas. São Paulo. v. 3, n. 2,p.2-18, mai./ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v3i2.16531
CORTELAZZO, L. BONESSO, S.; GERLIA, F.; BATISTA-FOGUET, J. M. Protean career orientation: Behavioral antecedents and employability outcomes. Journal of Vocational Behavior, v. 116, n. 103343, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.103343
CSOBANKA, Z. E. The Z Generation. Acta Technologica Dubnicae, v. 6, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.1515/atd-2016-0012
DANTE, F. S.; ARROYO, R, F. Âncoras de carreira: por onde caminham as gerações? Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 2, p. 512-528, mai./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32748
DAVIS, J.; WOLFF, H. G.; FORRET, M. L.; SULLIVAN, S. E. Networking via LinkedIn: An examination of usage and career benefits. Journal of Vocational Behavior, v. 118, n. 103396, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2020.103396
DELUCA, G.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S. Inked careers: Tattooing professional paths. Brazilian Administration Review, v. 13, n. 4, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/180 7-7692bar2016160081
DUTRA, J. S. Administração de carreiras. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. EJA CONSULTORIA. A empresa. Disponível em http://www.ejaconsultoria.com.br. Acesso em 05 jan. 2020.
ÉPOCA. As 10 habilidades profissionais que toda empresa vai exigir em 2020. Época Negócios Online, 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/10/10-habilidadesprofissionais-que-toda-empresa-vai-exigir-em2020.html
ERASMUS, B. Perceptions of administrative staff on career advancement realities at a South African university. Journal of Contemporary Management Issues, v. 25, n. 1, p. 69-88, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.30924/mjcmi.25.1.4
GRANGEIRO, R. R.; NADAE, J.; BARRETO, A. J. T. P. Produção científica sobre carreira em periódicos de Administração: uma análise bibliométrica. Caderno Profissional de Administração UNIMEP, v. 9, n. 1,jan./jun. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (4. ed.). São Paulo: Atlas, 2002.
GUBLER, M.; BIEMANN, T.; TSCHOPP, C.; GROTE, G. How career anchors differentiate managerial career trajectories. Journal of Career Development, v. 42. n.5, p. 412-430, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0894845315572891
IORGULESCU, M. Generation Z and its Perception of Work. Cross-Cultural Management Journal, v. 18, n. 1, p. 47-54, 2016.
KIANI, A.; LIU, J.; GHANI, U.; POPELNUKHA, A. Impact of future time perspective on Entrepreneurial Career Intention for Individual Sustainable Career Development: the Roles of Learning Orientation and Entrepreneurial Passion. Sustainability, v. 12, n. 3864, p. 1-18, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12093864
LEAL, M. S. F.; MELO, F. J. C. d.; SOBRAL, E. F. M.; CARNEIRO, J. S. Planejamento e âncora de carreira: um estudo com discentes do Curso de Administração da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. 1-15, fev. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12350
MAGALHÃES, M.; de O.; BENDASSOLLI, P., F. Desenvolvimento de carreira nas organizações. In: BORGES, L., de O., MOURÃO, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. DOI: https://doi. org/10.1590/1413-73722407316
MATTHEWMAN, J. Os novos nômades globais. São Paulo: Clio Editora, 2012.
MEDEIROS, M. C.; MIRANDA, R. C. R. Pesquisa sobre empresas juniores em instituições de ensino superior do Distrito Federal: estudo de caso com foco no Centro Universitário IESB. Revista Gestão e Secretariado, v. 9, n. 3, p. 151-177, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.790
MELO, A. O.; TAVARES, M. V. B.; FÉLIX, B. S.; SANTOS, A. C. B. Identidade da geração Z na gestão de startups. Revista Alcance – Eletrônica, vol. 26, n. 3, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v26n3(Set/Dez).p320-333
MENDES, T.; FRAGA, P.; OLIVEIRA, I. Empresa júnior na atuação do profissional consultor de Biblioteconomia: um estudo de caso a partir da Universidade Federal de Goiás. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 23, n. esp., p. 25-40, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23nespp25
MERRIAM, S. B. Qualitative research: a guide to design and interpretation. San Francisco: JosseyBass, 2009.
MIANO, V. Y.; VIEIRA, F. O. Perspectivas de carreira dos formandos de Administração de uma IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 72-90, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.114
MINAYO, M. C. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
MONTEIRO, M. S. H.; LEITE, D. B. Perspectivas de carreira dos estudantes de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso: comparativo entre os estudantes das gerações X e Y. Navus – Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 87-104, jan./mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p87-104.780
MOREIRA, S. A. S.; ARAÚJO, B. F. V. B. Homens e mulheres da geração Y e suas âncoras de carreira. Desenvolvimento em Questão, Editora Unijuí, v. 16, n. 42, p. 621-650, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.621-650
OLIVEIRA, S. Jovens para sempre: como entender os conflitos de gerações. São Paulo: Integrare Editora. 128 p. 2012.
REIS, T. A.; GRAZIANO, G. O.; OSVALDO, Y. C. Como as âncoras de carreira de Edgar Schein influenciaram na escolha da carreira feita por alunos de universidade do interior de São Paulo. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 1, p. 374-386, jan./ abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32651
RIBEIRO, J.; SOUZA, F. N.; LOBÃO, C. Saturação da análise na investigação qualitativa: Quando parar de recolher dados? Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 6, n. 10, p. 3-5, abr. 2018a.
RIBEIRO, R. P. D.; NUNES, S. C.; LOPES, H. E. G. As carreiras proteana e sem fronteiras e as âncoras de carreira: um estudo com profissionais da área de Saúde em Minas Gerais. Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 102, set./dez. 2018b. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4249
ROSA, M. V. F. P. C; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. Belo Horizonte, 2 ed, Autêntica, 2014.
RYERSON, L. 10 jobs that on’t exist 20 years from now. Insider, mai. 2019. Disponível em: https://www.insider.com/jobs-going-extinct-2018-5#retailjewelers-3. Acesso em: 22 jul. 2020
SAVELA, A. E.; O’BRIEN, K. M. Predicting College Women’s Career Plans: instrumentality, work, and family. Journal of Career Development, v. 43, n. 4, p. 335–348, out./dez. 2016. https://doi.org/10.1177/0894845315602118
SCHAWBEL, D. Meet the Next Wave of Workers Who Are Taking over Your Office. CNBC, 2016. Disponível em: https://www.cnbc.com/2016/08/31/after-millennials-comes-gen-z-meet-the-nextwave-of-workers-that-are-taking-overyour-officecomment ary.html. Acesso em: 19 mai. 2020.
SCHEIN, E. H. Career anchors: discovering your real values. San Diego: University Associates, 1990.
SCHEIN, E. H. Career anchors and job/role planning: the links between career planning and career development. In: MONTROSS, D. H.; SHINKMAN, C. J. (Ed.). Career development: theory and practice. Springfield: Charles C. Thomas, 1993. p. 207-218.
SCHEIN, E. H. Career anchors revisited: implications for career development in the 21st century. Academy of Management Perspectives, v. 10, p. 80-88, 1996.
SCHEIN, E. H.; VAN MAANEN, J. Career anchors and job/role planning. Organizational Dynamics, v. 45, n. 3, p. 165-173, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.orgdyn.2016.07.002
SILVA, A. B.; COSTA, V. P.; DIAS, S. O. M. Determinantes do processo de aprendizagem no Programa Trainee da Empresa Júnior de Administração (EJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online), v. 15, p. 275- 298, 2016a. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v15i1.7573
SILVA, R. C.; TREVISAN, L. N.; VELOSO, E. F. R.; DUTRA, J. S. Âncoras e valores sob diferentes perspectivas da gestão de carreira. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 59, p. 145-162, 2016b. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i59.2260
SILVA, A. P. M.; LOPES, L. F. D.; ROTILI, L. B.; FABRÍCIO, A.; CARNEIRO, L. Escolha e comprometimento de carreira: percepção de profissionais das gerações X e Y. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 1, p. 19-40, 2018. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v8i1.33002
SUBRAMANIAN, K. R. The Generation Gap and Employee Relationship. International Journal of Engineering and Management Research, v. 7, n. 6, p. 59-67, dez. 2017.
SULTANA, R.; MALIK, O. F. Is Protean Career Attitude Beneficial for Both Employees and Organizations? Investigating the Mediating Effects of Knowing Career Competencies. Front. Psychol, v. 10, n. 1284, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01284
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo das empresas aos governos. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
VELOSO, E. F. R.; SILVA, R. C.; TREVISAN, L. N. T.; GOMES, D. F. N.; DUTRA, J. S. Momento social, valores e expectativa: como as mudanças econômicas influenciam a visão dos jovens sobre o trabalho? Revista Organizações em Contexto, v. 10, n. 19, p.279-305, 2014. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p279-305
VIEIRA, A.; MONTEIRO, P. R. M.; CARREIRI, A. P.; GUERRA, V. A.; BRANT, L. C. Um estudo das relações entre gênero e âncoras de carreira. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 3, p. 577-589, jul./set. 2019.
ZHITOMIRSKY-GEFFET, M.; BLAU, M. Crossgenerational analysis of predictive factors of addictive behavior in smartphone usage. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 682-693, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.07.061
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor deberá garantizar:
- que exista pleno consenso entre todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su envío para publicación.
que su trabajo es original, y si se utilizó trabajo y/o palabras de otras personas, estos fueron debidamente reconocidos.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. RCA se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método de detección de plagio.
Todos los envíos recibidos para evaluación en la revista RCA pasan por la identificación de plagio y autoplagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará lugar al archivo del envío. Si se identifica plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor Jefe realizará una investigación preliminar y, de ser necesario, se retractará.
Los autores otorgan a RCA los derechos exclusivos de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.

Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicación de una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta licencia permite a cualquier usuario tener derecho a:
Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adapte: remezcle, transforme y cree a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
Bajo los siguientes términos:
Atribución: debe dar el crédito apropiado (citar y hacer referencia), proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda a usted o su uso.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permite.