Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa

Autores

  • Fabiana Bigão Silva ECI / UFMG
  • Marcello Peixoto Bax ECI / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144

Palavras-chave:

Modelo, Gamificação, Educação online, Aprendizagem participativa

Resumo

Estudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes.

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Biografia do Autor

Fabiana Bigão Silva, ECI / UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFMG.

Marcello Peixoto Bax, ECI / UFMG

Professor da Escola de Ciência da Informação – UFMG.

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

SILVA, Fabiana Bigão; BAX, Marcello Peixoto. Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 144–160, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p144. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p144. Acesso em: 4 dez. 2024.