Médiathèques como centros informacionais de desenvolvimento das ações culturais municipais: o caso da cidade de Lille/França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67852

Palavras-chave:

Médiathèque, Bibliotecas francesas, Biblioteca de mídia, Bibliotecas municipais – Lille

Resumo

Objetivo: Descrever o retrospecto histórico, o conceito, as características e os serviços das médiathèques municipais de Lille, França. Almejando-se, desse modo, em colaborar na divulgação das bibliotecas francesas em território brasileiro através de seu paradigma, perspectiva histórica, práticas e serviços.

Método: Trata-se de um estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa, utilizando-se também a pesquisa bibliográfica e documental. A busca e seleção dos materiais bibliográficos que compuseram o referencial teórico da pesquisa efetivou-se através de documentos franceses em sites, bases de dados e materiais impressos.

Resultado: Em meados de 1970, as bibliotecas públicas na França passaram a ser denominadas de médiathèques. Concebidas como um novo espaço cultural, as médiathèques (bibliotecas de mídia, biblioteca multimídia ou midiateca), estão pautadas no paradigma moderno de biblioteca, vinculando-se, desse modo, a novas práticas profissionais, a novos documentos (audiovisuais), a novas formas de fluxos de comunicação e informação, revertendo-se em novas formas de acesso e representação da biblioteca para a sociedade.

Conclusões: A transformação das bibliotecas francesas em médiathéques denotam, entre diversos fatores, a evolução dos gostos e práticas de leitura, as novas formas de acesso e apropriação de fluxos informacionais emergentes, posicionando-se e representando para a sociedade uma instituição moderna, necessária, acolhedora e democrática.

Biografia do Autor

Alessandro Rasteli, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Bibliotecário, Especialista, Mestre em Ciência da informação. Doutor em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UNESP - Marília.

 

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Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Estudos de Caso