Política e regime de informação: construto teórico e tessitura prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e95780

Palavras-chave:

Regime de Informação, Política de Informação, Ações de Informação, Artefatos, Dispositivos

Resumo

Objetivo: O presente trabalho discorre sobre as construções teóricas do regime de informação levando em consideração o caráter metodológico, relacional e pragmático desse construto na potencialização da visão geral de um determinado contexto, facilitando, assim, a identificação dos seus elementos em interação, quais sejam, os artefatos de informação, os dispositivos e as ações de informação desenvolvidas pelos atores sociais humanos no campo prático da Escola Professora Adelina Almeida, sediada em Petrolina, município de Pernambuco. O estudo tem como objetivo identificar no desenho do Regime de Informação, os elementos que o constitui e as potencialidades desse construto na elaboração de políticas informacionais fortalecedoras das ações informacionais desenvolvidas pelos atores sociais da educação básica.

Método: Utiliza a pesquisa-ação, de natureza aplicada, de objetivo correlacional e abordagem qualitativa.

Resultado: A pesquisa evidenciou os quatro componentes do Regime de Informação e possibilitou a identificação de potencialidades e lacunas nas ações e políticas informacionais desenvolvidas na organização campo de estudo.

Conclusões: A partir desse estudo, constatou-se que o conceito do Regime de Informação, além de constitui-se numa abordagem teórica, metodológica e pratica passível de aplicação em qualquer contexto informacional, é sugestivo para identificação de lacunas nas ações e políticas informacionais e melhorar os processos organizacionais.

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Biografia do Autor

Maria Margarete da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Profª Ms Maria Margarete da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri; Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Professora da Rede Pública da Educação de Pernambuco;  Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco.

Gustavo Henrique de Araújo Freire , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular e chefe do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Chefe e Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Docente Colaborador Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editor Cientifico das revistas Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Revista Conhecimento em Ação. Editor dos blogs De olho na CI e Conhecimento em Ação. Participa, desde 2009, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq e Capes. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica Gestão da Informação na Web: Conhecimento em ação na comunicação científica e nas redes sociais (UFRJ). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Divulgação Científica no Ciberespaço (UFRJ). Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ) e Epistemologia e Politicas de Informação (UFPB). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal da Paraíba no período de 2008 a 2012. Participou, como Professor Pesquisador, da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB - UFPE - UFMG). Participou, como pesquisador, do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: UFPB - UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Em 2018, foi premiado, como orientador, no Prêmio ANCIB de melhor tese de doutorado na área de Ciência da Informação no Brasil, no Prêmio Pro-Reitoria de Pós-Graduação de melhor Tese da UFPB e no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, políticas para competência em informação, políticas públicas para gestão da informação, epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação, redes de comunicação e informação, tecnologias intelectuais de informação e inclusão social. Atualmente é Bolsista de Produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

DA SILVA, Maria Margarete; DE ARAÚJO FREIRE , Gustavo Henrique. Política e regime de informação: construto teórico e tessitura prática . Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e95780. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95780. Acesso em: 11 out. 2024.

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