Policy and Information Regime: Theoretical constructs and practical tessituras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e95780

Keywords:

Information System, Information Policy, Information Actions, Artifacts, Devices

Abstract

Objective: The present work discusses the theoretical constructions of the information regime, taking into account the methodological, relational and pragmatic character of this construct in enhancing the overview of a given context, thus facilitating the identification of its interacting elements, whatever they are , information artifacts, devices and information actions developed by human social actors in the practical field of the Teacher Adelina Almeida School headquartered in Petrolina, municipality of Pernambuco. The study aims to identify in the design of the Information Regime, the elements that constitute it and the potential of this construct in the elaboration of informational policies that strengthen the informational actions developed by the social actors of basic education.

Methods: It uses action research, of an applied nature, with a correlational objective and a qualitative approach.

Results: The research highlighted the four components of the Information Regime and enabled the identification of potentialities and gaps in the informational actions and policies developed in the organization field of study.

Conclusions: From this study, it was found that the concept of the Information Regime, in addition to being a theoretical, methodological and practical approach that can be applied in any informational context, is suggestive for identifying gaps in informational actions and policies and improving the organizational processes.

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Author Biographies

Maria Margarete da Silva, Federal University of Paraíba

Profª Ms Maria Margarete da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri; Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Professora da Rede Pública da Educação de Pernambuco;  Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco.

Gustavo Henrique de Araújo Freire , Federal University of Rio de Janeiro

Professor Titular e chefe do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Chefe e Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Docente Colaborador Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editor Cientifico das revistas Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Revista Conhecimento em Ação. Editor dos blogs De olho na CI e Conhecimento em Ação. Participa, desde 2009, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq e Capes. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica Gestão da Informação na Web: Conhecimento em ação na comunicação científica e nas redes sociais (UFRJ). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Divulgação Científica no Ciberespaço (UFRJ). Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ) e Epistemologia e Politicas de Informação (UFPB). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal da Paraíba no período de 2008 a 2012. Participou, como Professor Pesquisador, da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB - UFPE - UFMG). Participou, como pesquisador, do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: UFPB - UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Em 2018, foi premiado, como orientador, no Prêmio ANCIB de melhor tese de doutorado na área de Ciência da Informação no Brasil, no Prêmio Pro-Reitoria de Pós-Graduação de melhor Tese da UFPB e no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, políticas para competência em informação, políticas públicas para gestão da informação, epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação, redes de comunicação e informação, tecnologias intelectuais de informação e inclusão social. Atualmente é Bolsista de Produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq.

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Published

2024-06-07

How to Cite

DA SILVA, Maria Margarete; DE ARAÚJO FREIRE , Gustavo Henrique. Policy and Information Regime: Theoretical constructs and practical tessituras. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e95780. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95780. Acesso em: 27 jun. 2024.

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