Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um futuro incerto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p157

Palabras clave:

Institutos Federais, Gestão, Adminstração Pública, Lei 11.892/2008

Resumen

A lei 11.892/2008 criou a Rede de Educação Profisisonal, Científica e Tecnológica, composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnolofia, por uma Universidade Tecnológica, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET-RJ e CEFET-MG) e pelas Escolas Técnicas vinculdas às Universidades. Dessas modificações os Institutos Federais representram a maior inovação, com uma nova matriz institucional.  No entanto, é preciso analisar se essa matriz está sendo implantada e quais são os maiores impecilhos para que isso aconteça. Assim, esse texto assume a forma de um ensaio crítico que aborda os principais problemas dessa nova matriz institucional na perpectiva da gestão dessas novas instituições federais e suas relações jurídico-institucionais.

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Biografía del autor/a

Marcelo Minghelli, UFSC

Professor da Disciplina de Direito na Gestão da Inovação na Universidade Federal de Santa Catarina.  Foi Reitor do IFAC (Instituto Federal do Acre), Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre. Participou do Grupo de Assessores Técnicos da Comissão Especial de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados par a elaboração da Lei  n. 13.243/2016 – Novo Marco legal da Ciência e Tecnologia, Coordenou o Grupo de Trabalho de Inovação do Ministério da Justiça e fez parte da Equipe da SETEC/MEC ( Ministério da Educação) responsável pela ciração e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.  

Publicado

2018-01-01

Cómo citar

MINGHELLI, Marcelo. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um futuro incerto. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 23, n. 51, p. 157–165, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p157. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p157. Acesso em: 19 may. 2024.

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