Análise de Discurso Crítica como instrumental teórico e metodológico para a garantia semântica em Linguagens Documentárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90893

Palavras-chave:

Linguagens documentárias, Garantia semântica, Discurso, Análise de discurso crítica, Atores sociais

Resumo

Objetivo: Apresentar o potencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC) para os estudos críticos de Linguagens Documentárias (LD). Parte dos pressupostos da ADC de Norman Fairclough, bem como do princípio de garantia semântica para discutir a representação temática/discursiva de atores sociais. Recorre-se aos conceitos de “discurso”, “prática social”, “prática discursiva”, “texto”, “poder”, “hegemonia”, “ideologia” e “garantia semântica” para propor o modelo tridimensional de análise, no qual a LD seria analisada em três dimensões: LD enquanto texto, LD enquanto prática discursiva e LD enquanto prática social.

Método: Utiliza os métodos de pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa.

Resultado: Os resultados apontam que a abordagem Dialético-Relacional de Fairclough fornece conceitos, ferramentas e categorias necessárias para trabalhar questões sociodiscursivas envolvendo o uso da linguagem na representação de conteúdos documentais, principalmente conteúdos que envolvem grupos sociais minorizados, tais como negros, indígenas, mulheres, LGBTQIA+, dentre outros grupos sociais em situações de vulnerabilidades.

Conclusões: Conclui-se que a abordagem de Fairclough com a utilização de categorias orientadas para os sentidos das palavras podem ser operacionalizadas para entender de que modo atores sociais estão sendo representados nos discursos das LD e de que forma se dá o padrão de inclusão e exclusão desses atores no processo de representação temática dos documentos.

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Biografia do Autor

Leonardo Borges Rodrigues Chagas, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrando em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lorena Tavares de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora e mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFMG. Desenvolve projetos de pesquisa em organização e tratamento da informação. Atuação profissional em: Gestão Eletrônica de Documento (GED), desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, desenvolvimento de conteúdos para EaD. Atuação docente em disciplinas relacionadas à Organização da Informação; Comunicação Científica; Indexação; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

CHAGAS, Leonardo Borges Rodrigues; PAULA, Lorena Tavares de. Análise de Discurso Crítica como instrumental teórico e metodológico para a garantia semântica em Linguagens Documentárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e90893. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/90893. Acesso em: 29 mar. 2024.

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