Convergências entre as políticas públicas nacionais de promoção do livro, leitura e bibliotecas sul-americanas e o ODS 4 da Agenda 2030: o que há por trás?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e68384Palabras clave:
Políticas Públicas, Promoção do livro, leitura e biblioteca, ODS 4, Agenda 2030, América do SulResumen
Objetivo: Identificar e mensurar as convergências existentes entre os objetivos de políticas públicas nacionais de promoção do livro, leitura e biblioteca sul-americanas e as dez metas que compõem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030.
Método: O método Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, foi utilizado para objetivar a investigação, e aplicou-se a técnica de análise temática.
Resultado:. Entende-se que formar profissionais para o mercado de trabalho não é uma ação que está no seu bojo. Compreende-se também que as políticas públicas analisadas privilegiam a educação de nível básico e relegam as perspectivas para a educação de níveis secundário e terciário no âmbito dos países sul-americanos, a quem pertencem as políticas públicas nacionais analisadas.
Conclusões: Conclui-se que, no que se refere às forças, as políticas públicas analisadas estão fortemente ligadas às ações de educação e ao seu fomento na sociedade, bem como privilegiam a educação de nível básico e, ao que se entende na análise, as práticas pedagógicas contundentes para esse nível de educação formal. No entanto, as fraquezas percebidas no resultado dizem respeito a educação de níveis secundário e terciário. As políticas públicas de promoção do livro, leitura e bibliotecas sul-americanas analisadas distanciam-se da busca por competências e habilidades específicas para o mercado de trabalho, ligadas às educações técnica e profissional.
Descargas
Citas
ARGENTINA. Ministerio de Educación. Ley Nº 26.206, de 2006. Ley de Educación Nacional. 2006. Disponível em: http://www.sipi.siteal.iipe.unesco.org/pt/node/12. Acesso em: 06 de jul. 2019.
BOCCANFUSO, D.; LAROUCHE, A.; TRANDAFIR, M. Quality of higher education and the labor market in developing countries: evidence from an education reform in Senegal. World Development, v. 74, p. 412-424, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0305750X15001163. Acesso em 30 jul. 2019.
BOEREN, E. Understanding Sustainable Development Goal (SDG) 4 “quality education” from micro, meso and macro perspectives. International Review of Education, v. 65, p. 277-294, 2019. DOI: 10.1007/s11159-019-09772-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11159-019-09772-7. Acesso em: 30 jul. 2019.
BRASIL. Lei Nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional do Livro e Escrita, 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2018/Lei/L13696.htm. Acesso em: 05 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Cultura. Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global, 2019. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global. Acesso em: 14 jul. 2019.
BRASIL. Senado Federal. Lei cria Política Nacional de Leitura e Escrita, 2018b. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/13/lei-cria-politica- nacional-de-leitura-e-escrita. Acesso em: 04 jul. 2019.
CAPELLA, A. C. N. Formulação: o processo de formação da agenda. In: CAPELLA, A. C. N. Formulação de políticas. Brasília: Enap, 2018. p. 13-70.
CASTRO, D.; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, D.; GAIRÍN, J. Exclusion factors in Latin American higher education: a preliminary analyze from University Governing Board Perspective. Education and Urban Society, v. 49, n. 2, p. 229-247, 2017. DOI: 10.1177/0013124516630599. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0013124516630599. Acesso em: 29 jun. 2019.
CASTRO FILHO, C. M. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, v. 16, n. 3, p. 355-372, set./dez. 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i3.8650931. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650931. Acesso: 14 jul. 2019.
CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/10000. Acesso em: 19 dez. 2018.
CHILE. Consejo Nacional de la Lectura y las Artes. Consejo Nacional del Libro e la Lectura. Política Nacional de la Lectura y el Libro 2015-2020. Santiago: Consejo Nacional de la Lectura y las Artes; Consejo Nacional del Libro e la Lectura, 2014. Disponível em: https://www.cultura.gob.cl/wp-content/uploads/2014/08/politica-libro-lectura-2015-2020.pdf. Acesso em: 06 jul. 2019.
CHILE. Ministerio de Educación. Plan de Lectura “Leo Primero”. 2019. Disponível em: https://cerlalc.org/wp-content/uploads/2019/01/165_Plan_Leo_Primero_Chile.pdf. Acesso em: 07 jul. 2019.
COLOMBIA. Ministerio de Cultura. Leer es mi Cuento: Plan Nacional de Lectura y Escritura. Que es Leer es mi Cuento?, 2018. Disponível em: http://www.mincultura.gov.co/leer-es-mi-cuento/Paginas/leer-es-mi-cuento.aspx. Acesso em: 07 jul. 2019.
COLOMBIA. Ministerio de Cultura. Plan Nacional de Lectura y Escritura ‘Leer es mi Cuento’. 2012. Disponível em: https://cerlalc.org/wp-content/uploads/2018/09/33_Plan_Lectura_Cultura_Colombia.pdf. Acesso em: 07 jul. 2019.
COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CEPAL). El analfabetismo funcional en América Latina y el Caribe: panorama y principales desafios de política. Santiago: Naciones Unidas, 2014. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/36781/1/S2014179_es.pdf. Acesso em: 13 ago. 2019.
ECUADOR. Ministerio de Cultura y Patrimonio. Plan Nacional de Promoción del Libro y la Lectura ‘José de Cuadra’. 2017. Disponível em: https://cerlalc.org/wp- content/uploads/2018/09/42_Plan_Nacional_Lectura_Ecuador-1.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.
GASPARI, E. Políticas públicas e intencionalidade. In: CHRISPINO, A. Introdução ao estudo das políticas públicas: uma visão interdisciplinar e contextualizada. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999
HOFFMAN, K.; ANGEL CENTENO, M. The lopsided continent: inequality in Latin America. Annual Review of Sociology, v. 29, p. 363-390, jun. 2003. DOI: 10.1146/annurev.soc.29.010202.100141. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.soc.29.010202.100141. Acesso em: 27 jun. 2019.
HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 30-41, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622001000300003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 jul. 2019.
LOPEZ-CALVA, L. F; LUSTIG, N.; ORTIZ-JUAREZ, E. A Long-Term Perspective on Inequality and Human Development in Latin America. Journal of Human Development and Capabilities, v. 16, n. 3, p. 319-323, 2015. DOI: 10.1080/19452829.2015.1082720. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19452829.2015.1082720. Acesso em: 08 jan. 2019.
LOWI, T. Arenas of power. Paradigm Publishers: Bolder, 2009.
MANEVY, A. PNLL: um símbolo de mudança na política cultural. In: MARQUES NETO, J. C (org.). PNLL: textos e histórias. São Paulo: Cultura Acadêmica Editorial, 2010. p. 137-138.
OLIVEIRA JUNIOR, A. A água potável nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): um olhar do setor saúde. Orientador: Wildo Navegantes de Araújo. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, 2018. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33003. Acesso em: 13 jul. 2019.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Plan Nacional de Lectura “Ñandepotyjera haḡua, en el Paraguay, leemos”. 2013. Disponível em: https://cerlalc.org/wp- content/uploads/2018/09/52_Plan_Nacional_Lectura_Paraguay-1.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.
PLATAFORMA AGENDA 2030. Objetivo 4: Educação de qualidade. Plataforma Agenda 2030, [201-]. Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/ods/4/. Acesso em: 16 jul. 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ROSA, G. A.; SILVA, D. Q. Educação popular na América Latina e a questão social: da desigualdade à resistência. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 319-332, maio/ago. 2017. DOI: 10.5902/1984644424126. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/24126. Acesso em: 28 jun. 2019.
SCHÜTZ, G. E. et al. A agenda da sustentabilidade global e sua pauta oficial: uma análise crítica na perspectiva da Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, p. 1407-1418, 2012. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n6/1407-1418/pt. Acesso em: 14 jul. 2019.
SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SERPI, A. B. Desaparecidos do Estado Democrático de Direito: políticas públicas e subjetividade. Orientador: Odair Furtado. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17084. Acesso em: 03 jul. 2019.
SERRA, E. D. Políticas de promoção da leitura. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 65-85.
SOUZA, C. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18743. Acesso em: 31 mar. 2019.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16. Acesso em: 18 out. 2018.
SZÉKELY, M.; MENDOZA, P. Declining inequality in Latin America: structural shift or temporary phenomenon?. Oxford Development Studies, v. 45, n. 2, p. 204-221, 2017. DOI: doi.org/10.1080/13600818.2016.1140134. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13600818.2016.1140134. Acesso em: 28 jun. 2019.
TEIXEIRA, E. C. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.
UNITED NATIONS (UN). Transforming our world: the 2030 Agenda for the Sustainable Development. [S.l.: s.n], 2015. Disponível em: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E . Acesso em: 15 jul. 2019.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Origin, essence and benefits of lifelong leaning. In: Promoting lifelong learning for all: the experience of Ethiopia, Kenya, Namibia, Rwanda and the United Republic of Tanzania. UNESCO Institute for Lifelong Learning: Hamburg, 2018. p. 12-15. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002629/262940E.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.
UNITED NATIONS WOLRD COMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. United Nations. Report of the World Comission on Environment and Development: Our Common Future. [S.l.], 1987. Relatório. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/5987our-common-future.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
URUGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Dirección de Educación. Plan Nacional de Lectura. 2018. Disponível em: https://plandelectura.mec.gub.uy/innovaportal/v/34683/44/mecweb/objetivos?3colid=34671& breadid=34671. Acesso em: 08 jul. 2019.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Everton da Silva Camillo, Claudio Marcondes de Castro Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.