Análise webmétrica do compartilhamento de informação e conhecimento gastronômico via YouTube®
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73374Palabras clave:
Compartilhamento do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologias de Informação e Comunicação, YouTube, GastronomiaResumen
Objetivo: Apresentar o potencial de geração e compartilhamento de informação e conhecimento na plataforma digital YouTube®.
Método: Por meio de uma análise webmétrica foram estudados os dez canais culinários brasileiros com maior número de seguidores, visando quantificar seus vídeos produzidos, número de seguidores, curtidas dos vídeos principais, número de visualizações do canal e do vídeo favorito, além do número de comentários.
Resultado: Observou-se que as teorias básicas do conhecimento podem ser visualizadas nestes canais e que a plataforma possui um grande potencial no que se refere à geração e disseminação de informação. Os dez canais culinários analisados, disponíveis por meio da Web 2.0, possuem a habilidade de apresentar os conhecimentos tácitos e explícitos dos Youtuber’s aos seus seguidores visando o compartilhamento da informação e do conhecimento.
Conclusões: Pode-se compreender que a plataforma digital YouTube® pode ser um ótimo meio pelo qual o compartilhamento de informação e conhecimento ocorrem no que tange à Gestão do Conhecimento. A visualização prática do resultados aqui encontrados oportunizam a possibilidade da inferência no que se refere à importância da dinamicidade da produção e compartilhamento da informação na atualidade; cada vez mais as pessoas e organizações devem se adaptar a estes contextos, tendo em vista a geração do conhecimento em si mesmas visando a assimilação de conhecimento para a criação de vantagem competitiva individual e organizacional.
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