A Metodologia Design Thinking nas pesquisas científicas e a pertinência de sua apropriação pela Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e96222Palabras clave:
Ciência da informaçãoResumen
Objetivo: Apresentar um referencial teórico sobre a metodologia Design Thinking (DT) e sua aplicabilidade nas pesquisas científicas, em especial, a sua apropriação pela área da Ciência da Informação (CI).
Métodos: Abordagem qualitativa e descritiva com aplicação da técnica de pesquisa bibliográfica cujo objetivo é apresentar alguns dos principais conceitos, etapas, métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados da literatura da metodologia DT, correlacionando sua aplicação à área da CI.
Resultados: Apresenta fundamentação teórica trazida da literatura de DT, contribuindo para reduzir a carência de estudos teóricos sobre essa metodologia no campo da CI.
Conclusões: A metodologia DT tem sido cada vez mais adotada nos projetos mercadológicos e, também, nas pesquisas científicas das áreas de humanas e sociais aplicadas, sendo totalmente coerente a sua apropriação pela CI.
Descargas
Citas
APOCALYPSE, M.; JORENTE, M. J. V. O Método Design Thinking e a pesquisa em Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87281. Acesso em: 4 jun. 2023.
BICALHO, L. M.; BORGES, M. E. N. Transdisciplinaridade na ciência da informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos [...] Belo Horizonte: UFMG, 2003. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/174456. Acesso em: 10 maio 2023.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. 298 p.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias: as lições da Ideo para potencializar a inovação e conduzir sua empresa ao sucesso. Tradução de Cristina Yamagami e Carolina Gaio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 285 p. (e-book).
CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016. (e-book).
IDEO GLOBAL LIBRARIES. Design Thinking para bibliotecas: um toolkit para design centrado no usuário. Tradução de Adriana Maria de Souza. FEBAB: São Paulo, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1537. Acesso em: 7 fev. 2023.
INOVAÇÃO SEBRAE. Estratégia e gestão: conheça o mapa da empatia e saiba como usar. SEBRAE, 2018. Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/conheca-o-mapa-da-empatia/. Acesso em: 10 ago. 2022.
LEIFER, L.; LEWRICK, M.; LINK, P. A Jornada do Design Thinking. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 352 p. (e-book).
LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. A Magia do Design Thinking. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019. 226 p. (e-book).
MJV. MJV technology and innovation. [s.l.]: MJV, c2023. Disponível em: https://www.mjvinnovation.com/pt-br/#. Acesso em: 12 maio 2023.
PLATTNER, H. Design Thinking bootleg. Stanford: Institute of Design Stanford, [s.d.].
SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/37415. Acesso em: 1 jun. 2023.
SILVA, W. S.; CASTRO FILHO, C. M. O Design thinking como método de pesquisa científica inserido no contexto da ciência da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 19, p. 1-18, 2023. DOI: 10.58876/rbbd.2023.1911775. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1775/1458. Acesso em: 7 ago. 2023.
THORING, K.; MUELLER, R. M.; GIEGLER, S.; BADKE-SCHAUB, P. From Bauhaus to Design Thinking and beyond: a comparison of tow design educational schools. Proceedings of the Design Society: DESIGN Conference, Cambridge University Press, 1, p. 1815-1824, 2020.
UNDP – UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Design Thinking: a guide for prototyping and testing solutions for the sustainable development goals. New York: UNDP, 2017. Disponível em: https://www.undp.org/arab-states/publications/design-thinking. Acesso em: 10 ago. 2022.
VIANNA, M.; VIANNA, Y.; ADLER, I. K.; LUCENA, B.; RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: MJV, 2018. Disponível em: https://www.livrodesignthinking.com.br/. Acesso em: 10 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Keila Mara Lara Rosado, Célia da Consolação Dias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.