O Prêmio Jovem Cientista e o comportamento informacional do pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p88Palavras-chave:
Comportamento informacional, Pesquisa científica-ensino médio, Prêmio Jovem Cientista, Análise de conteúdoResumo
O artigo apresenta os principais resultados alcançados em estudo que buscou investigar o comportamento informacional do jovem pesquisador brasileiro na prática da pesquisa científica. Utilizou-se uma amostra de 14 estudantes vencedores do Prêmio Jovem Cientista na categoria estudante de ensino médio, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Através da aplicação da técnica de análise de conteúdo, o estudo orientou para a construção da rede semântica de representação do discurso científico, elaborada a partir do vocabulário utilizado pelos jovens pesquisadores nos textos de suas pesquisas. O Prêmio Jovem Cientista caracterizou-se como um momento importante na vida dos estudantes: em relação ao reconhecimento social, ao desenvolvimento da carreira profissional e ao aprendizado de pesquisa. Concluiu-se que um dos pontos frágeis do concurso é a divulgação junto à sociedade, principalmente o acesso limitado aos textos das pesquisas premiadas.
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