Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica

Autores

  • Alexsandro Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Osvaldo Pessoa Jr. Universidade de São Paulo
  • Fernanda Ostermann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p831

Palavras-chave:

Ensino de física quântica, Postulados, Interferômetro virtual de Mach-Zehnder

Resumo

No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e fenomenológica. Os postulados operacionais são ilustrados com a ajuda de uma simulação computacional do interferômetro de Mach-Zehnder.

Biografia do Autor

Alexsandro Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Osvaldo Pessoa Jr., Universidade de São Paulo

Fernanda Ostermann, UFRGS

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física dessa universidade e, atualmente, ocupa o cargo de Professora Associado II. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. É líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física Moderna e Contemporânea, abordagem sociocultural no ensino de Física.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física