Um instrumento alternativo ao estudo de pilhas recarregáveis via Arduino

Autores

  • Luis Carlos Mathias Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Rogério Catarini Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p310

Resumo

Recentes tecnologias tendem a invadir as escolas desencadeando modos diferenciados de se instruir conceitos científicos. Neste sentido, o presente trabalho emprega o dispositivo Arduino em uma inovadora montagem de um analisador de pilhas recarregáveis, que possibilita também uma proveitosa instrução dos conceitos físico-químicos envolvidos. Este analisador realiza a carga e descarga de pilhas, viabilizando o cálculo da sua capacidade de carga e do seu estado de saúde, cujas reflexões então fornecidas subsidiam o educador interessado. Os resultados obtidos em uma avaliação exemplar de três pilhas com diferentes capacidades de carga foram corroborados por um equipamento de laboratório de pesquisa em pilhas e baterias.

Biografia do Autor

Luis Carlos Mathias, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Física e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Depto de Engenharia Elétrica da UEL.

Paulo Rogério Catarini Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Física (2004) e doutorado em Física (2011) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é físico da Universidade Estadual de Londrina. 

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Licenciatura em Física (1997) e Mestre em Educação (2003) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação para a Ciência (2008) pela UNESP, Bauru. Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, desde 1999.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Mathias, L. C., Silva, P. R. C., & Silva, O. H. M. da. (2017). Um instrumento alternativo ao estudo de pilhas recarregáveis via Arduino. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 310–323. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p310

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>