Um instrumento alternativo ao estudo de pilhas recarregáveis via Arduino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p310Resumo
Recentes tecnologias tendem a invadir as escolas desencadeando modos diferenciados de se instruir conceitos científicos. Neste sentido, o presente trabalho emprega o dispositivo Arduino em uma inovadora montagem de um analisador de pilhas recarregáveis, que possibilita também uma proveitosa instrução dos conceitos físico-químicos envolvidos. Este analisador realiza a carga e descarga de pilhas, viabilizando o cálculo da sua capacidade de carga e do seu estado de saúde, cujas reflexões então fornecidas subsidiam o educador interessado. Os resultados obtidos em uma avaliação exemplar de três pilhas com diferentes capacidades de carga foram corroborados por um equipamento de laboratório de pesquisa em pilhas e baterias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >